DiversosNotíciasPolíticaTransito

Carro com tecnologia OCR é alvo de questionamento na Câmara

carro com tecnologia ocr da exp
O vereadores querem saber como será a fiscalização da Zona Azul com  carro com tecnologia ORC – foto Secom

Os vereadores de Poços de Caldas aprovaram na sessão desta terça-feira, 12, um requerimento com pedido de informações a respeito do carro com tecnologia OCR, que vem sendo utilizado pela empresa EXP Parking, que administra o estacionamento rotativo da cidade.

O requerimento é de autoria do vereador Ricardo Sabino (PSDB) que quer saber como será a utilização do veículo na fiscalização da Zona Azul, tendo em vista a reclamação de comerciantes na área central, principalmente na Avenida Marechal Deodoro.

Segundo o parlamentar, os comerciantes se queixam do fato dos monitores não percorrerem a via até o final e muitos motoristas estacionam os carros praticamente o dia todo, prejudicando o comércio, uma vez que a clientela não tem como estacionar. “Quero saber se este carro equipado com câmeras vem de fato somar na fiscalização e fazer valer a rotatividade dos veículos nas vagas da Zona Azul”, justificou o vereador.
O pedido de informações gerou discussão entre os demais vereadores que pediram para assinar o requerimento, uma vez que ficaram em dúvida se o veículo fará a fiscalização ou também vai emitir multas para quem estiver irregular.

Fiscalização OCR

Desde o início da semana passada a EXP Parking está fazendo testes na fiscalização da Zona Azul com dois carros com tecnologia OCR – Optical Character Recognition ou Reconhecimento Óptico de Caracteres.
Os veículos são equipados câmeras que fazem a leitura automática das placas de veículos estacionados de forma irregular no estacionamento rotativo da cidade.
Na ocasião, o secretário municipal de Defesa Social, Rafael Tadeu Conde Maria, informou que o serviço está em fase de teste.

Os carros da EPX vão circular pelas ruas da área central, que contam com o estacionamento rotativo.
Os veículos que estiverem estacionados em situação irregular serão identificados e notificados sobre a infração. “Estes carros vão ajudar na fiscalização no dia-a-dia. Os veículos irregulares serão notificados da irregularidade”, informou o secretário.

O secretário explicou que os carros vão fazer a regularização automática daquele veículo em que o proprietário autorizou o aplicativo a atualizar o uso da vaga e descontar automaticamente dos créditos adquiridos.
O secretário afirmou ainda que os carros OCR não vão fazer autuações e nem multas. “Os veículos não vão autuar e nem emitir multas. Isso tem quer ficar bem claro. Vão penas emitir a notificação de estacionamento irregular, cabendo a autuação ou multa, apenas ao agente de trânsito,” finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.