Cepoc inicia mais uma edição do Projeto “Senta que lá vem História
O mês de março começou diferente para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Cepoc, que tiveram uma grande surpresa quando chegaram ao colégio e foram recepcionados por dezenas de personagens do projeto “Senta que lá vem história”, que fará parte das atividades ao longo de 2023.
O colorido e o encanto das fantasias deram um novo ânimo aos estudantes, que se entusiasmaram com a novidade, principalmente os mais novos que vivem pela primeira vez a experiência de frequentar uma escola.
O projeto nasceu do olhar da equipe para instigar os alunos a uma leitura prazerosa. O objetivo é que, por meio do mundo lúdico, cada estudante possa desenvolver a criatividade, a imaginação, a leitura e a escrita e, ao mesmo tempo, facilite e proporcione a aprendizagem.
Este ano, além do incentivo à leitura, o projeto vai trabalhar os sentimentos e as emoções com os alunos.
Todos os professores, auxiliares e estagiários buscaram inspiração nos contos de fadas e com a ajuda dos personagens pretendem estimular o gosto pela leitura, também agregam valores e sentimentos que ajudam os alunos a identificarem e expressarem suas emoções.
De acordo com o diretor do Cepoc, Artênio de Oliveira, cada personagem utiliza diferentes estratégias para estimular os alunos, como contação de história, dramatização, dinâmicas, brincadeiras, conversas, de forma que cada um faça a relação entre o mundo real e o imaginário, desenvolvendo diversas habilidades.
“Dentro do momento em que a gente vive, com a era digital e dos games, propor um projeto desse, que resgata a questão do sonho, do lúdico, é fundamental. Os personagens estão na escola, o incentivo à leitura é planejado e a execução do projeto se torna uma grande diversão. Neste momento, a criança tem vontade de folhear um livro e ler o que está ali. Sai um pouco da onda cibernética e passa a acalentar o sonho”, ressalta o diretor.