Chuva provoca alagamentos e queda de árvores em Poços de Caldas
Uma forte chuva no início da tarde desta segunda-feira, 27, causou alagamentos e queda de árvores em alguns pontos da região centro-sul e leste de Poços de Caldas. No Jardim das Hortênsias dois carros foram arrastados pela enxurrada.
A Defesa Civil divulgou um balanço parcial das ocorrências em andamento após o temporal do início da tarde. Pelo menos quatro árvores caíram devido a força do vento e um muro teve a estrutura comprometida.
A preocupação maior foram os alagamentos causados, principalmente depois que o Ribeirão de Caldas transbordou no trecho na ponte em reconstrução no Bairro Centenário. A calha do ribeirão não suportou o grande água provocando alagamento no pátio e parte do Hotel Floresta e no cruzamento das Avenidas Vereador Edmundo Cardillo e Santo Antônio, já no Bairro Cascatinha.
Neste ponto os veículos ficaram impedidos de passar no sentido bairro-centro até que a água baixasse. Houve alagamento também nas avenidas Bianucci, Pau Brasil e Wenceslau Braz.
Já na Avenida Professora Magda Pinto Amarante, no Jardim das Hortênsias, o volume de água era tão grande que arrastou pelo menos dois carros, que estavam estacionados na via.
Apesar dos danos materiais, segundo o coordenador da Defesa Civil, Mauro Barbosa Filho, não houve feridos.
Alerta par chuvas intensas
O Instituto Nacional de Meteorologia havia emitido um alerta laranja para chuvas intensas nesta segunda-feira para o Leste Paulista e Sul de Minas, principalmente Poços de Caldas.
A previsão era de volume de chuva entre 30 a 60 mm por hora e ventos intensos com velocidade de 60 a 100km/h, seguidos de descarga elétrica com risco de queda de árvores e alagamentos.
Para esta terça-feira, 28, há previsão de pancadas de chuva com trovoadas n período da tarde.
Após o temporal equipes da Defesa Civil, Demutran e da Secretaria de Obras iniciaram a limpeza dos locais atingidos pelos alagamentos.
O secretário Municipal de Obras, José Benedito Damião acompanhou a vistoria na ponte em construção do Bairro Centenário, que parte da estrutura danificada com a chuva do dia 3 de fevereiro. Damião informou que o trabalho não foi perdido. A obra terá continuidade após o nível do ribeirão de Caldas baixar.