Comércio terá horário reduzido
A proposta foi apresentada durante uma reunião na manhã desta quinta-feira, 19, entre representantes da Associação Comercial e Industrial, Associação dos Bares e Restaurantes e Sindicato da rede hoteleira.
De acordo com o presidente da ACIA, Carlos Hernque Diniz Cobra, durante a reunião foi elencada uma série de medidas preventivas que vem sendo tomada de forma voluntária por boa parte dos comerciantes e empresários, principalmente na questão da higienização, liberação de funcionários que tem mais de 60 anos e que se encaixam nos critérios de vulnerabilidade, ou seja, têm algum tipo de doença crônica.
Alguns estabelecimentos como restaurantes e lanchonetes estão disponibilizando serviços de entrega em domicílio e aumentando o espaçamento entre as mesas nos salões. Outros comerciantes optaram por fechar mesmo antes de uma decisão oficial.
Ainda segundo Cobra, foi analisada a situação de cada setor, pois cada um tem uma demanda diferente em se tratando de atividades e públicos diferentes. “ Por isso chegamos a uma decisão de apresentar uma proposta para o Executivo sugerindo a redução do horário de funcionamento do comércio em vez do fechamento total. Esta redução de horário vai ser de acordo com a necessidade de cada comerciante”, explicou o presidente da ACIA.
As demandas discutidas durante reunião serão transformadas em um ofício que será entregue ainda na tarde desta quinta-feira para que se tornem medidas do Decreto Municipal que deve ser publicado nesta sexta-feira, 20, com as medidas que serão determinadas pela Prefeitura como forma de prevenção ao Coronavírus, inclusive a proibição da entrada de ônibus de turismo, a circulação de ônibus interestaduais e viagens comerciais para compras em São Paulo.