CulturaDiversosNotícias

Concurso Literário Estudantil Flipoços 2021 recebeu mais de 70 desenhos e 40 redações

Como tradicionalmente acontece nessa 16ª edição, o Flipoços mais uma vez realiza o Concurso Estudantil que tem como objetivo envolver todas as escolas do município no espírito do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas. Nesse ano não foi diferente. Foram convidadas escolas públicas e particulares e inscritas 47 redações e 71 desenhos, entre estudantes do ensino fundamental e do ensino médio. Todos os trabalhos já estão com a comissão julgadora formada por especialistas, educadores e escritores.

O escritor e advogado Tadeu Rodrigues é um dos jurados do Concurso – foto divulgação

Na Categoria Desenho, a Comissão é composta pela artista plástica Pamela Mira e por Giovanni Ribeiro Dias, bacharel e Licenciado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da USP, Mestre em Semiologia da Arte pela Escola de Comunicação e Artes da USP e representante da Secretaria Municipal de Educação.

Já a Categoria Redação é composta pelo escritor e advogado Tadeu Rodrigues e Sergio Montero Mestre em Literaturas Espanhola e Hispano-americana pela USP.

Para o escritor e advogado, Tadeu Rodrigues, é possível perceber a interação entre os estudantes que participam do Concurso. “A cada ano percebo que os estudantes conversam entre si sobre suas participações e como podem melhorar ainda mais seus textos, é evidente a influência do hábito da leitura na escrita. Nos trabalhos deste ano vejo uma maturidade na abordagem do tema, imaginação e ousadia nos poemas, qualidade que nos surpreende a cada edição do Concurso no Flipoços”.

Lançado em 1º de março, o Concurso Literário Estudantil, que integra a programação do 16º Flipoços (Festival Literário Internacional de Poços de Caldas) mostrou mais uma vez o grande interesse de estudantes, famílias e educadores na participação de um evento que estimula a criatividade.

O Concurso é uma atividade que incentiva a produção de textos e de desenhos, nestas duas categorias e trouxe neste momento de pandemia motivação para os alunos que puderam realizar em casa os trabalhos. As inscrições encerraram-se no dia 31 de maio.

A produção é ainda um incentivo aos estudos e à descoberta de novos assuntos. O tema proposto foi o mesmo do Flipoços deste ano. “Literatura, Design e Tecnologia: a nova década em suas mãos”, assunto atual e que instiga o aprendizado. O tema sugere refletir sobre como a tecnologia vai impactar ainda mais na vida das pessoas e qual o papel da literatura na Cultura e no desenvolvimento humano.

“O concurso Cultural Flipoços Virtual 2021 teve um papel muito importante para os nossos alunos, uma vez que por meio de uma temática atual, permitiu que os estudantes se envolvessem ainda mais no processo. Foi muito significativo para eles, devido à liberdade criativa dentro de um tema significativo: “Literatura, Design e Tecnologia: a nova década em suas mãos”. Atualmente, os jovens vivenciam um período complicado, em que são limitados a ficar em casa, diante das telas, em mundo ainda mais virtual. Dessa maneira, poder debater essa questão oportunizou e aproximou a realidade, pois também foi uma forma de desabafo, de poder dizer o quanto toda essa situação pandêmica transformou a vida deles”, comentou a professora de redação, do Colégio Pelicano, Mariane Carvalho Vischi.

Os três primeiros lugares em cada categoria receberão um Amazon Kindle, os segundos colocados um kit TAG e os terceiros colocados, um livro. A entrega ocorrerá na solenidade de premiação no dia 24 de julho, sábado, durante a programação do Flipoços. Os estudantes classificados receberão ainda um certificado de participação pela GSC Eventos Especiais.

O Concurso Literário Estudantil atua na formação de novos leitores, escritores e na sensibilização para as artes.

Para a professora de Língua Portuguesa do Colégio Jesus Maria José, Maísa Melo, o processo para a construção dos textos para o Concurso Estudantil é sempre um desafio literário.“Os alunos recebem o tema com entusiasmo porque sabem da relevância e visibilidade, que o Festival tem e vem alcançando ao longo dos anos. A Feira do Livro sempre foi palco do nosso passeio anual, em que os alunos são levados para adentrar o universo das obras, literalmente. Que saudades! Esse ano a temática – como sempre – é muito significativa e a organização da nossa escola seguiu o texto de apoio alinhado às nossas explanações para manter a ideia. Há muita expectativa entre os alunos após a entrega dos textos – momento da seleção interna – eles perguntam se já votamos, quem foram os escolhidos (textos) … e a triagem para nós (professoras de Língua Portuguesa) não é fácil! Temos o cuidado de separar algum momento de nossas aulas para a leitura das produções, que não seguiram para o Concurso, e, no final, todas são lidas e compartilhadas com a classe. Que a leitura possa, também, ser uma ferramenta para acalantar nossos corações, neste momento. Feliz Flipoços 2021!”

Com a orientação dos professores, a oportunidade de pesquisa e produção significou para os estudantes desenvolver novas técnicas. “O processo de criação teve início com uma prática interdisciplinar entre os componentes curriculares de Arte e Língua Portuguesa, na qual os alunos foram familiarizados com o tema proposto (“ Literatura, Design e Tecnologia, a nova década em suas mãos”) a partir de rodas de conversas e reflexões sobre ele. Tal vivência servira de base tanto para as produções das redações quanto dos desenhos. 

No que se refere às produções artísticas, os participantes foram orientados quanto às técnicas de pinturas, desenhos digitais e colagens que poderiam ser utilizados. Além de algumas dicas básicas sobre trabalhos artísticos para concursos.

“Um fator preponderante para que esse processo fosse significativo na vida dos estudantes, foi ressaltar o quanto a Arte e a Literatura têm o poder de libertação. Principalmente em tempos difíceis como este que estamos vivenciando. Feito isto, coube aos alunos dar asas ao mundo criativo interior que cada um possui e deixar que seus sentimentos se transformassem em Arte. Eles brilharam! E para mim já são vencedores”, relatou a professora de arte, do Colégio Jesus Maria José, Jacyane Lisboa Ribeiro souza.

A temática do Flipoços Virtual 2021 conta com o Patrocínio master DME (Departamento Municipal de Eletricidade) por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Estadual. Patrocínio Cultural Transtassi, Kindle Amazon. Realização GSC Eventos Especiais, apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e parceria Livraria Oficial Martins Fontes Paulista. O Flipoços é referência nacional no segmento literatura como estímulo à leitura, geração de negócios e no sentido de movimentar o mercado para a publicação de livros. Acompanhe as novidades e programação nas redes sociais e no site www.flipocos.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.