Contaminação por agrotóxicos: DMAE garante qualidade da água distribuída em Poços

Após a divulgação de um levantamento nacional sobre a contaminação da água por agrotóxicos no país, o DMAE – Departamento Municipal de Água e Esgoto de Poços de Caldas emitiu uma nota de esclarecimento a respeito da qualidade da água distribuída para a população no município.

O levantamento feito pelo próprio Ministério da Saúde entre 2014 e 2017 aponta a presença de 27 tipos de agrotóxicos na água de Poços de Caldas, mas não deixa claro se a coleta das amostras foi feita antes ou depois do tratamento da água.

De acordo com o DMAE a qualidade da água de Poços está dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde

O DMAE esclarece que, em nenhum momento, os resultados da concentração destes compostos na água distribuída em Poços de Caldas estiveram acima dos limites estabelecidos pelo Ministério da Saúde, limites estes, frutos de estudos e pesquisas que são revistos periodicamente.

De acordo com diretor do DMAE, Antônio Roberto Menezes, o laboratório do Departamento, responsável pelo monitoramento da qualidade da água, realiza análises dos agrotóxicos de acordo com o exigido pela portaria de Consolidação número 5, de 28 de setembro de 2017 (antiga portaria 2914/2011) do Ministério da Saúde. Além disso, os resultados são fornecidos na íntegra à Vigilância para publicação do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da água para Consumo Humano (SISÁGUA), base de dados dos referidos estudos.

O DMAE reforça o compromisso permanente com a qualidade da água distribuída à população, monitorada frequentemente dentro de todos os parâmetros exigidos pela legislação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *