NotíciasPolícia

COVID-19: Familiares de detentos fazem protesto sobre casos da doença no presídio

Familiares de detentos do presídio de Poços de Caldas realizaram um protesto na tarde desta sexta-feira, 28, em frente ao Fórum de Poços de Caldas reivindicando mais atenção em relação aos internos por conta dos casos de Coronavírus confirmados entre os presos e os servidores.

Familiares dos detentos se reuniram em frente ao Fórum – foto Poçoscom.com

Os familiares solicitaram que fosse feita uma retestagem em todos os detentos e também a transferência para outras unidades para que diminua o número de aglomeração.

De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), até esta sexta-feira, 48 detentos e 3 servidores do presídio foram diagnosticados com a COVID-19, número que não sofreu alteração ao longo da semana.

De acordo com o Juiz da Vara de Execução, Dr. José Eduardo Junqueira Gonçalves, todas as medidas preventivas em relação aos detentos vem sendo tomadas, inclusive, por meio da diretoria da unidade, a solicitação de testes junto à Secretaria Municipal de Saúde.

Ao todo já foram realizados 330 testes, que resultaram no fim de semana passado no diagnóstico positivo de 38 detentos.

De acordo com o Juiz de Execução já foi encaminhado um novo pedido para repetir os testes nos detentos. “ Nosso acompanhamento é diário em relação a situação do presídio. Tenho feito reuniões para analisar a situação, inclusive com o Poder Executivo, Secretaria de Saúde, OAB, com representante dos Direitos Humanos da OAB, Ministério Público e Polícia Militar.  Temos uma preocupação muito grande em relação a pandemia, principalmente com a população carcerária por conta da limitação de espaço. Todas as medida necessárias estão sendo adotadas,” destacou o Juiz de Execução.

De acordo com a Sejusp, os detentos infectados estão assintomáticos ou com sintomas leves. Eles foram separados dos demais e estão sendo monitorados pela equipe de saúde. Na unidade prisional, três servidores também testaram positivo para o coronavírus e estão afastados do trabalho cumprindo a quarentena em casa. Todos os servidores em atuação na unidade também foram testados.

Em relação a possibilidade de transferência para outras unidades, a Sejusp respondeu que informações sobre transferências não são divulgadas, por questões de segurança. De qualquer forma, não há previsão de transferências para outras unidades com a justificativa de os custodiados estarem positivo para covid-19. Os protocolos de atendimento são padronizados em todo o sistema prisional, seguindo sempre os parâmetros das secretarias municipais e estadual de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.