Desfile de pacientes marca a abertura oficial do Outubro Rosa na Unacon

A Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia da Santa Casa (UNACON), recebeu na manhã desta terça-feira, 8, o tradicional desfile dos pacientes que abre oficialmente a programação do Outubro Rosa no Hospital. Antes do desfile, que trouxe muita alegria e sorrisos, o médico mastologista da Unidade, Dr. Ricardo Laier, realizou uma palestra sobre o câncer de mama, falando um pouco de prevenção e do tratamento.

 Dra Ariane Carvalho e a funcionária/paciente Daniela Martins desfilam para Unacon lotada na abertura oficial do Outubro Rosa na Santa Casa (Foto: Camila Forlin)


“O Outubro Rosa é um mês de conscientização para que todas as mulheres que passaram por isso possam difundir essa ideia que a prevenção é importante, que o índice de cura da doença é muito alto, que vale a pena fazer a prevenção e, claro, ocorrendo a doença, vale a pena se tratar adequadamente”, disse o Dr. Ricardo Laier.


Enquanto o Dr. Ricardo realizava a palestra, duas maquiadoras fizeram maquiagem nas pacientes que aceitaram participar do desfile. Já produzidas, elas deram um show de alegria e esperança ao desfilarem para a Unacon lotada. Além dos pacientes, o evento também contou com a presença das tvs locais e da fotógrafa Camila Forlin que, de forma voluntária, fez uma linda sessão de fotos com as participantes, inclusive as fotos que estão nessa reportagem.


“Já fazemos esse desfile na Unacon há alguns anos, as pacientes adoram e já se tornou tradição na Unidade. O evento desse ano foi um sucesso, agradecemos muito aos voluntários, a Camila da fotografia, as duas maquiadoras, as ongs participantes, as empresas La farme e Sigamodel, que cederam os tapetes, a Cidinha da Arco Íris decorações, que fez a decoração de balões e a equipe da Unacon que se empenhou muito. Fazemos o evento em um dia normal de atendimento, com um fluxo grande de pacientes consultando, mas a gente se adapta e acaba que da tudo certo”, revela a chefe de Enfermagem da Unacon, Cibele Martins Tavares Santini, uma das responsáveis pela organização do evento.

Parcerias

Além da equipe da Unacon, o evento do Outubro Rosa contou com a ajuda das ongs Gaapo e Lenços ao Vento que, além de ajudarem na organização, também distribuíram presentes para as pacientes.


A presidente fundadora da Associação Lenços ao Vento (ALV), Patricia Gil, durante todo o ano ajuda a levantar essa bandeira da prevenção ao câncer de mama. “Eu costumo dizer que essa causa tem sempre que ser lembrada, de outubro a outubro. Durante todo o ano é importante que as pessoas saibam da importância do autoexame, do conhecimento do próprio corpo. Em específico no mês de outubro, fazemos esse movimento rosa, justamente para chamar a atenção para esse tema tão importante”, diz Patrícia Gil.


A presidente do Grupo de Assistência e Apoio ao Paciente de Câncer (Gaapo), Claudia Regina Gomes Rocha, lembra que o Outubro Rosa é um mês de conscientização, mas, pelo fato da Unacon ser um local de tratamento, o foco também é a qualidade de vida.


“Nesse evento nos focamos na importância das pacientes se cuidarem, da autoestima, desse fortalecimento de vínculos, dessa troca de experiência entre os pacientes. Hoje (terça) a gente veio trazer um pouquinho de alegria para eles também. No começo elas ficam retraídas, não querem fazer maquiagem e acaba que várias fazem maquiagem e, no fim, aquelas que nem maquiagem fizeram já topam interagir e desfilar também. Então, é um momento muito legal, de descontração que, com certeza, elas levarão com elas para a vida”, diz Cláudia.


A manhã também contou com a presença do Mister Poços de Caldas, Robert Nascimento, que, além de ajudar no desfile, também conversou com vários pacientes, levando uma palavra de esperança para essas pessoas que passam por momentos difíceis.


“Entrando em contato com os pacientes acho que o sentimento maior aqui é gratidão. Quando a gente vê que as pessoas estão lutando incansavelmente por suas vidas, temos a visão da vida de forma diferente, acaba que damos mais valor. Eu estava falando para uma paciente que a diferença entre ela que tem a doença e eu é que ela tem ainda mais vontade de viver. Então, a realidade da vida é que temos sempre que buscar o melhor todos os dias, viver da melhor forma possível, porque o amanhã a gente não sabe, hoje é o mais importante. E eles têm esse sentimento de vida e passam pra gente”, salienta o Mister Poços de Caldas.

Exemplo de superação

Em dezembro do ano passado, Daniela Maximiniano Martins Faria, técnica em enfermagem da Unacon , foi diagnosticada com câncer. Ela fez tratamento na própria unidade, se curou e, na manhã de ontem, participou do desfile representando tanto os funcionários da Unidade, que cuidam com tanto carinho dos pacientes, quanto os próprios pacientes, que estão alí no dia a dia lutando pela vida.
“Eu tive a suspeita a princípio, mas foi através do raio-x de tórax e de seios da face, por causa de uma sinusite. Descobri do nada, não tinha sintomas nenhum. Fiz a biópsia descobri que era sério em janeiro, iniciei o tratamento de quimioterapia, foi um linfoma não hodgkin difuso de alto grau. Fiz as quimios, terminei no fim de abril e, graças a Deus, estou bem. Ano passado eu desfilei como funcionária, esse ano eu desfilei como funcionária e paciente e foi muito gratificante participar, ver a alegria de todos por estarem juntos na mesma luta. Foi tudo muito emocionante”, conta Daniela.

Programação oficial

Na noite da última quinta, 03, o superintendente da Santa Casa, Dr. Azér Elias Zenun Junqueira, esteve em uma cerimônia na escadaria da sede do Poder Executivo, que abriu oficialmente o Outubro Rosa na cidade. Pela primeira vez a Santa Casa participa na programação oficial do Município deste mês de prevenção.
No desfile desta terça na Unacon, Dr. Azér comentou sobre a importância dessas ações no combate a doença. “Para nós é uma alegria saber que nosso já tradicional evento do Outubro Rosa tenha entrado para o calendário oficial do Município. Isso é importante no sentido de alertar para a prevenção, para que todas as mulheres possam vir para as Unidades Básicas de Saúde, para a Policlínica, para Upa, enfim, todos os setores do programa Saúde da Família e que possam fazer a prevenção. A detecção de um tumor precocemente faz com que a chance de cura chegue perto dos 100%. E mesmo o tratamento sendo iniciado, também o resultado é em torno de 75% de chance de cura”, salienta Dr. Azér Zenun.

Confira a programação completa do Outubro Rosa na cidade:

Dia 9


15h – UBS Nova Aurora.

Dia 15

13h30 – UBS Esperança I.

14h às 16h – Associação Lenços ao Vento – Oficina de Artesanato em caixas de MDF. Rua Assis Figueiredo, 89 centro – Sede da ALV.

Dia 16

9h- UBS Fazenda Aparecida.

GAAPO – Abertura da exposição de fotos de pacientes em tratamento, na Câmara Municipal.

Dia 18

8h – UBS Vila Nova.
14h- UBS Kennedy I.

9h30 – Policlínica Central – Palestra GAAPO.

Dia 19

14h às 16h – Associação Lenços ao Vento – Blitz Rosa – Eu me amo! Rua Marechal Deodoro, 16 centro.

Dia 20

12h – GAAPO – Mutirão de corte de cabelo em parceria com a Rapunzel Solidária – Shopping Poços de Caldas.

Dia 21

17h – Chácara Alvorada (UBS Regional Leste).

17h- UBS Esperança I/III.
17h- UBS Maria Imaculada.

Dia 22

9h- UBS Fazenda Corrego D’Antas.

14h às 16h – Associação Lenços ao Vento – Oficina de Artesanato com Folhas Secas – Rua Assis Figueiredo, 89 centro – Sede da ALV.

Dia 23

8h – UBS São Bento.

8h – UBS Centro.
14h- UBS Kennedy II.

17h- UBS Itamaraty.

Dia 24

8h – Evento Rosa no Parque Ecológico da Zona Sul com o NASF – Núcleo Ampliado de Saúde da Família.

8h – UBS Santa ngela.

8h30 – UBS Esperança II.

9h – UBS Fazenda Boa Vista.

13h- UBS Country Club.

15h – UBS Kennedy II.

19h – GAAPO – Lançamento do calendário 2020 do GAAPO.

Dia 25

08h – GAAPO – Aulão Rosa – Praça da Vila Cruz.

9h- UBS Flores.

9h- UBS Fazenda Lambari.
13h – UBS Caio Junqueira.
13h30- UBS Regional Sul.

14h- UBS Parque Pinheiros.

14h- UBS Santa Rosália.

14h às 17h – Associação Lenços ao Vento – Blitz Rosa – Eu me Amo! Rua Assis 1.103, centro.

Dia 27

GAAPO – Primeiro Passeio Rosa – caminhada com inscrição a R$20,00.

Dia 28

09h às 20h – GAAPO – Mutirão de corte de cabelo na Puc Poços.

Dia 29

9h – Caminhada Rosa com a equipe da UBS Dom Bosco II.
13h – UBS Dom Bosco I.
13h – UBS Dom Bosco II.

14h – UBS São José.
17h – UBS Marco Divisório.

Dia 30

14h30 – Visita das equipes das unidades básicas de saúde do município à AVOCC – Associação do Voluntariado contra o Câncer, no Jardim Esmeraldas.


Dia 31

9h – Hospital da Zona Leste – HZL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Este site está protegido.