DiversosEconomiaNotícias

Dia de finados garante renda a mais para famílias no cemitério

Quem foi ao Cemitério da Saudade em Poços de Caldas durante esta semana pôde observar uma grande movimentação de pessoas fazendo a limpeza dos túmulos para o Dia de Finados, neste sábado, 2 de novembro.

Dona Vanilda e Valdilene encontraram na limpeza de túmulos uma oportunidade de aumentar a renda familiar – foto Poçoscom.com/Roni Bispo

Mais que uma data para homenagear os entes queridos, o dia também é uma oportunidade, principalmente para quem está desempregado, de ganhar um bom dinheiro com a limpeza dos túmulos.Em média os limpadores cobram de R$ 30,00 a R$ 100,00 por túmulo.

A cuidadora de idosos, Valdilene Cristiane Pires, de 47 anos, também viu na limpeza de túmulos uma forma de aumentar a renda familiar. Ela também faz a faxina aos sábados, mas nos dias que antecedem o feriado de Finados ela e o marido se dedicam a limpeza dos túmulos com mais intensidade.

O interesse começou depois que trabalhou por 2 anos, como contratada pela Secretaria de Serviços Públicos, justamente fazendo capina no entorno dos túmulos. “Como não era concursada e para não ficar desempregada comecei a fazer a limpeza dos túmulos há 7 sete anos o que tem ajudado com a renda em casa. Durante a semana trabalho como cuidadora para uma senhora que eu conheci aqui no cemitério depois que limpei o tumulo da família dela. Aos sábados venho fazer a faxina dos clientes fixos,” explicou.

Para dona Vanilda de Castro Paixão, de 45 anos, a limpeza de túmulos é o sustento da família. Mãe de 4 filhos ela não tem carteira assinada e fez do trabalho no cemitério um ofício. Há 26 anos trabalhando no cemitério como autônoma, hoje ela já tem clientes fixos, mas mesmo assim nesta época do ano a demanda aumenta. “Geralmente eu trabalho com a limpeza aos sábados ao longo do ano, mas nas vésperas de Finados eu limpo em média uns 40 túmulos por dia. Pra quem não tem carteira assinada é daqui que sai o meu salário do mês e o décimo terceiro também,” contabiliza “Magrela”, como já é conhecida pelos donos de túmulos.

Dona Vanilda se diz contente com o que faz e não trocaria de trabalho por nada neste mundo. “Aqui você trabalha num ambiente de paz. Eu aqui me sinto muito bem, cuido de todos os túmulos com carinho, em especial aquele ali o de número 23, onde estão meus avós, minha mãe, meu pai e meu irmão. Eu me sinto muito feliz aqui e não sei fazer outra coisa,” finaliza.

Se você tem túmulo no Cemitério da Saudade e precisa fazer a limpeza para o dia de Finados ainda dá tempo de contratar os serviços de dona Vanilda e Valdilene os contatos são:

Vanilda – (35) 9818-8921 ou (35) 3714-2642

Valdilene (35) 9-8831-4936

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.