Dia Mundial do Câncer: Especialista reforça a importância do debate sobre a doença

Às vésperas do dia 4 de fevereiro, data que é celebrada o Dia Mundial do Câncer, o oncologista Tobias Engel,  reforça a importância do debate sobre a doença e a prevenção aliada ao diagnóstico precoce, já que segundo INCA, para 2018 são estimados 600 mil novos casos.

Para oncologista a prevenção é aliada ao diagnóstico precoce

A data, criada em 2005 pela União Internacional de Controle do Câncer, busca disseminar informações sobre a doença, prevenção, diagnóstico e estimular o debate em torno das soluções sobre o Câncer, fazendo com que o maior número de pessoas fale sobre o assunto.

Para alertar a população, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, o INCA e o Ministério da Saúde, divulgaram nesta sexta-feira (02), a estimativa de cerca de 600 mil novos casos de câncer no Brasil em 2018. O número preciso da estimativa é de 582.590 casos novos de câncer, sendo 282.450 em mulheres e 300.140 em homens. O estudo abrange o biênio 2018/2019 e as estimativas para o ano que vem são as mesmas de 2018.

As informações divulgadas buscam mostrar como todas as pessoas, tanto em grupo quanto individualmente, podem contribuir na redução do câncer. A ideia é enfatizar que hábitos saudáveis, busca de informações, prevenção e diagnóstico precoce, contribuem e muito com a luta contra a doença.

“Manter as pessoas informadas é fundamental para que cada um esteja ciente de tudo o que envolve o câncer. Por isso, essas datas específicas, com campanhas envolvendo a população, são tão importantes. Além disso, as estimativas nos auxiliam no planejamento e no desenvolvimento de ações que podem controlar a doença. Quando se trata de câncer, a prevenção aliada ao diagnóstico precoce é essencial. É preciso também que a população esteja ciente da importância de se adotar hábitos saudáveis desde cedo. Criar uma rotina que contribua para a manutenção da qualidade de vida é fundamental no combate do câncer”, destaca Tobias Engel, oncologista do CIOP (Centro Integrado e Oncologia e Pesquisa).

CIOP
O Centro Integrado de Oncologia e Pesquisa (CIOP) é uma clínica localizada em Poços de Caldas, especializada no tratamento do câncer. Com uma equipe multidisciplinar qualificada, atende pacientes de Poços de Caldas e região e disponibiliza uma excelente estrutura para consultas, diagnósticos, e tratamentos, prezando sempre o atendimento humanizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.