DiversosEconomiaUtilidade pública

Diagnóstico Rural vai ajudar a fomentar o setor

A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho apresentou aos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condras) os resultados da pesquisa “Diagnóstico rural de Poços de Caldas”, que visa planejar ações junto à zona rural de acordo com as demandas de cada região onde o estudo foi feito.

Apresentação do diagnóstico foi no prédio onde funciona a SEDET, nas antigas instalações do DME

A pesquisa teve início em agosto do ano passado, onde foram aplicados 435 questionários, em 300 propriedades, com 278 produtores, em área identificada de 29.174,38 hectares. O levantamento de dados levou em conta informações sobre a produção animal, cafeicultura, bovinocultura de leite, produção agrícola e olericultura e fruticultura do município.

“Foram quatro meses de pesquisa para termos um diagnóstico da zona rural de Poços, uma vez que não tínhamos essas informações disponíveis na secretaria. Foi elaborado, inclusive, um mapa mostrando cada propriedade rural, com nome do proprietário e contato”, informa a coordenadora da Divisão de Fomento Agropecuário, Vanessa Barzagli.

O engenheiro agrônomo Valdinei dos Santos Oliveira, que é técnico agrícola da SEDET, explica que a equipe percorreu as propriedades rurais e aplicou os diversos questionários, de acordo com as características de produção. Ele, que participou da aplicação da pesquisa, aponta que a principal dificuldade para se chegar aos resultados estava no levantamento de dados de anos anteriores e até mesmo em relação a informações sobre a propriedade, como área produzida, por exemplo. “Em alguns casos, foi necessário que a nossa equipe fizesse os cálculos”, conta.

Os questionários foram aplicados diretamente aos produtores rurais pelos técnicos agrícolas da secretaria e elaborados junto à Emater, considerando a delimitação municipal estabelecida pelo IBGE.

“Além da ampliação da área de atuação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, é possível identificar com precisão as necessidades dos produtores e intervir com qualidade, melhorando significativamente a assistência técnica prestada, nas diversas áreas”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e vice-prefeito, Flávio Faria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.