DiversosEconomiaNotícias

Distribuição de sacolas plásticas é limitada nos supermercados de Poços

 A distribuição de sacolas plásticas está limitada nos supermercados de Poços de Caldas. A medida já está valendo e faz parte de uma campanha de conscientização para a preservação do meio ambiente. A ação foi lançada na ACIA última segunda-feira, 21, véspera do Dia Mundial da Água durante uma reunião entre representantes dos supermercados da cidade.

Distribuição foi limitada até 5 sacolas para compras acima de R$ 100,00 – foto Roni Bispo/Poçoscom.com

De início serão distribuídas até cinco sacolas para as compras acima de R$ 100,00. A partir do dia 1º de maio, após o período de orientação e conscientização para que os consumidores utilizem a sacola retornável, será cobrada uma taxa por unidade, cada supermercado vai estipular o valor. “O objetivo é reduzir ao máximo o uso das sacolas de plástico e incentivar o consumidor a usar a sacola retornável. Nenhum consumidor será lesado, mas é preciso diminuir o número de sacolas plásticas seguindo uma tendência mundial em prol do meio ambiente,” disse Arnaldo Colombo, um dos idealizadores da campanha e proprietário do Supermercado Colombo.

De acordo com o proprietário do Supermercado Arco Íris, Wilson Dias, além da campanha de conscientização ambiental, parte do dinheiro que seria utilizado na compra de sacolas plásticas pelos supermercados será destinada para uma entidade beneficente da cidade.” Uma parte do dinheiro que deixaremos de gastar com a compra de sacolas será revertida para uma entidade beneficente a ser escolhida por nós supermercadistas. A cada mês uma entidade será escolhida,” destacou Wilson Dias.

De acordo com o diretor regional da Associação Mineira de Supermercados e proprietário do Super Vale Supermercados, Marcio Roberto Oliveira, a preocupação ecológica vem de anos e os supermercados vêm adotando medidas que contribuem com o meio ambiente, como o uso de energia renovável, caixa de papelão e agora a limitação de sacolinhas.

A campanha foi lançada na última segunda-feira, na ACIA – foto Roni Bispo/Poçoscom.com

“Há três anos a vereadora Lígia Podestá propôs um projeto de lei que limitava o uso de sacolinhas, mas o projeto precisou de alguns ajustes a acabou sendo retirado. Passado este tempo, conversando com o Arnaldo e Wilson decidimos retomar o assunto e com orientação do Procon estamos colocando em prática a iniciativa. O projeto de prazo maior, primeiro momento limitar a distribuição e a partir do dia 1º de maio oferecer outras opções como a sacola retornável e outras ações, finalizou o diretor regional da AMIS.

Concurso

O estudante foi o vencedor do concurso de desenho – foto José Paulo


Para acompanhar e incentivar a campanha foi realizado um concurso de desenhos, que contou com a participação de todos os supermercados da cidade. O estudante Jorge Batista, de 12 anos, foi o vencedor e o  desenho dele será impresso em todas as sacolas retornáveis.

3 thoughts on “Distribuição de sacolas plásticas é limitada nos supermercados de Poços

  • Ze das couves

    Preservação do bolso do empresário, isso sim!!! AhuAHuAHuA

    Resposta
    • Ademir Silva Lobão

      Na situação em que colocamos o planeta só mesmo medidas radicais é que poderão amenizar um pouco, sou totalmente contra tudo que prejudica o meio ambiente…

      Resposta
  • MARCIO A S DRUMOND

    Essa idéia de vender sacolas plásticas ou ate´ mesmo, biodegradável para os consumidores, não me convence que é para ajudar o meio ambiente. O país esta acostumado a jogar as contas para nós consumidores e livrar as empresas e industrias das suas obrigações que visam apenas seus lucros. O Tema meio ambiente esta virando moda e consequentemente comércio, assim como as religiões.
    Para mim não existe meio termo ou proíbe de uma vez o uso de sacolinhas ou libera.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.