DiversosEconomia

Dmae economiza R$ 3,5 milhões com a redução de perda de água tratada

A diretoria do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Poços de Caldas divulgou na tarde desta terça-feira, 22 – dia mundial da água, o resultado do Programa de redução às perdas de água tratada no município.

perdas dmae

O trabalho foi desenvolvido pela empresa Hoperações que foi contratada pelo Dmae para elaborar um projeto que permitisse a identificação e a redução de perdas com água tratada durante a distribuição para o consumidor final. O programa teve início em agosto de 2014.

Ao longo deste período foram constatadas que os principais responsáveis pela perda de água eram as tubulações antigas que consequentemente proporcionavam vazamentos e boa parte da água era perdida debaixo da terra. Além da tubulação outro fator que também contribuía para a perda eram milhares de hidrômetros com tempo de vida útil ultrapassado e que já não mediam com precisão o consumo real nos imóveis. Durante todo este período foi necessária a troca de 20 mil dos 50 mil hidrômetros instalados no município. Os custos ficaram por conta do Dmae.

Detectado o problema o Comitê de combate às perdas constatou também que dos 10 mil litros de água 41% era perdido, hoje com o programa este índice caiu para 31%, ou seja, o Dmae conseguiu fazer a economia de 1.160.000 m3 de água, o que equivale toda a produção de um mês. Isso representa 1 metro de toda superfície do espelho d´água da represa do Cipó. “ Com a redução das perdas foram economizados R$ 3,5 milhões de reais. Trabalhando as perdas, nós conseguimos mais recursos para o Dmae e assim conseguir um resultado ambiental importante, pois as perdas impactam diretamente no meio ambiente. Com a economia também vamos poder investir futuramente no tratamento do esgoto do município”, destacou o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.

De acordo com diretor do Dmae, Alair Assis, o programa segue na tentativa de reduzir ainda mais as perdas que hoje representam 334 litros por dia por consumidor. Até 2017 a meta é atingir 284 litros por dia e quem sabe alcançar o índice do município de Limeira no interior de São Paulo, que atualmente tem uma perda de 98,7 litros por dia por consumidor. “Nós produzíamos mais água que o necessário para o consumo, e boa parte dela era perdida com os vazamentos durante a distribuição. Para atingir esta meta vamos continuar investindo na modernização de equipamentos, manter o parque de hidrômetros renovado e em tecnologias de informação e automação e telemetria que permite detectar os vazamentos subterrâneos. Assim num futuro próximo estas medidas possam refletir também numa possível redução da tarifa de abastecimento de água em Poços de Caldas”, finalizou Assis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.