EducaçãoUtilidade pública

DME participa de campanha nacional de segurança e uso consciente de energia elétrica

O DME e mais 46 empresas do setor  de energia elétrica participam da 11ª Semana Nacional da Segurança/Campanha de Uso Consciente de Energia Elétrica, que pretende alcançar cerca de 206 milhões de pessoas em todo o país.

Acidentes na rede elétrica com pipa é uma das preocupações – foto divulgação

Com o slogan “Energia Elétrica com Consciência”, a iniciativa chama a atenção para cinco situações do dia-a-dia das pessoas que têm sido as principais razões de acidentes entre a população envolvendo a rede elétrica: construção/manutenção predial, ligações clandestinas, pipa, instalações de antena de TV e poda de árvore.

As distribuidoras, isoladamente, sempre atuaram no sentido de orientar seus consumidores sobre os riscos da energia elétrica e como evitá-los. Em 2006, a Abradee e suas associadas promoveram a primeira campanha nacional para prevenção de acidentes com a rede elétrica e vêm repetindo esta mobilização todos os anos. Os resultados são positivos: houve uma redução de mortes nos cinco tipos de ocorrência abordados pela campanha.

O principal responsável pelas mortes ocasionadas pelo contato com a rede elétrica ainda é a construção/manutenção predial, com 33% dos casos no ano passado. Embora necessária e indispensável, percebe-se que uma rede em perfeitas condições técnicas e de segurança, por si só, não impede que um ato imprudente resulte em acidentes. Por isso, a Abradee considera fundamental o envolvimento na campanha por  parte de toda a sociedade, governos e imprensa.

A DME Distribuição disponibiliza regularmente materiais de conscientização, com dicas de economia e segurança, além de realizar manutenções preventivas e acompanhar ocorrências em sua rede de distribuição de energia. A diretoria considera importante aderir às campanhas nacionais, para orientar seus consumidores e trabalhará com a veiculação da campanha em TVs, rádios, jornais impressos, sites e redes sociais.

“No município, o maior problema identificado refere-se à pipa, principalmente nessa época do ano, caracterizado por tempo seco e vento, coincidindo também, com o período de férias escolares. Novamente, fica o alerta que a brincadeira praticada em locais próximos aos postes e fios, pode ocasionar acidentes fatais e geralmente provoca interrupções ao fornecimento de energia e transtornos para a comunidade”, destaca o presidente da DME, Nilson Pereira Souza.

Principais dicas da campanha

– Antena de TV: ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios, observando quando o tempo estiver bom, sem chuva. Caso a antena caia na fiação, nunca tente segurar ou recuperá-la.

– Área rural: mantenha distância da rede elétrica ao usar máquinas agrícolas. Esteja sempre atento para evitar acidentes com máquinas agrícolas movimentadas próximas da rede elétrica. E nunca faça queimadas, nem deixe a vegetação chegar perto dos fios e postes.

– Poda de árvores: nunca faça poda de árvores que estiverem próximas ou em contato com as redes elétricas. A poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados.

– Pipas: sempre empine pipas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa, não tente resgata-la. Estas orientações devem ser reforçadas junto às crianças.

– Construção ou manutenção predial: ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames.

– Ligação clandestina (Gato): ligações da rede elétrica, somente pelo eletricista de sua distribuidora de energia. Furtar energia é muito perigoso. Além de ser um crime, provoca acidentes e coloca vidas em risco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.