cidadeDiversosEconomiaMeio AmbienteNotíciasUtilidade pública

DMED atua para amenizar efeitos do apagão em Poços de Caldas

Em Poços de Caldas a interrupção de energia foi de 9MK de carga, equivalente a equivalente a 12% de toda carga no momento da ocorrência pelo período de 22 minutos – foto DMED

A DME Distribuição emitiu uma nota oficial na tarde desta terça-feira, 14, a respeito do apagão que atingiu parte de Brasil,  no início da madrugada de hoje.


De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)  à 0h32 desta terça-feira uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou a interrupção de cerca de 10.000 megawatts (MW) de carga, afetando os quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

Conforme informado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), houve uma ocorrência que gerou uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN), atingindo várias distribuidoras de energia elétrica do país, na madrugada.

Ainda de acordo com o comunicado, na Região Sul, houve perda de aproximadamente 1.600 MW de carga. No Nordeste, a interrupção foi da ordem de 1.900 MW; no Norte, de 1.600 MW; e no Sudeste, de 4.800 MW.

Em nota a DME Distribuição informou que em Poços de Caldas, a DMED atuou preventivamente através do sistema ERAC (Esquema Regional de Alívio de Carga), interrompendo o fornecimento de aproximadamente 9MW de carga, equivalente a 12% de toda carga no momento da ocorrência, com início às 00h31, finalizando às 00h53.

Em ocorrências como essa, as distribuidoras participam, sendo a atuação automática, previamente programada. Outra característica desse tipo de evento é que o restabelecimento das cargas somente pode ocorrer após autorização do ONS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.