Edição local do Comida de Buteco é lançada em Poços de Caldas
Foi lançada oficialmente na noite desta quarta-feira, 12, mais uma edição do Comida de Buteco, concurso que já é uma tradição em Minas Gerais e que agora está sendo ganhando também outras estados em todo país.
De 14 de abril a 07 de maio o calendário nacional de eventos terá o buteco como protagonista no grande espetáculo criativo da cozinha de raiz no Brasil. Vai começar o Concurso Comida di Buteco, que pretende levar quase 5 milhões de apaixonados por butecos às urnas dos mais de 500 concorrentes, em 20 cidades, para eleger o melhor buteco do Brasil.
Segundo a coordenadora regional do Comida, Mariana Silveira, o concurso foi criado em 2000 a partir de um programa de rádio com a finalidade de resgatar e valorizar a culinária de raiz e os butecos espontâneos e tradicionais. Com a missão de transformar vidas através da conzinha raiz, o buteco como extensão de sua casa. “Em 2017 completando 18 edições, o Comida di Buteco se consolida como uma das mais importantes plataformas de fomento, valorização e exposição do buteco e da cozinha brasileira, importante ícone de qualquer cultura nacional,” declarou a coordenadora regional do concurso.
O lançamento da edição local em Poços de Caldas foi realizado no bar o Rei do Espeto, um dos 7 novos bares que participam do concurso este ano, totalizando 18 butecos. Os proprietários terão um grande desafio pela frente para elaborar os pratos e petiscos a base de cereais. Este é o tema do concurso, uma vez que os cereais são à base da alimentação do brasileiro. Obrigatoriamente, os concorrentes desenvolveram pratos que levam pelo menos um cereal como o arroz, aveia, cevada, centeio, linhaça, milho, quinoa e trigo.
Entre os concorrentes deste ano está o campeão de 2016, o Bar do Davi, com o prato “Bolinho Acorda Vovô”, feito à base de massa de mandioca temperada e recheado com bacon, carne seca e lingüiça. Desta vez ele vai tentar o bicampeonato com o mais um bolinho feito com massa de batata, farinha de milho recheado de frango, azeitona, palmito e queijo parmesão. “Estou muito confiante este ano, preparamos o prato como muito carinho e esperamos que todos gostem”, disse Davi, que além de vencer o concurso em Poços de Caldas, ficou em 4º lugar no concurso nacional.
Clique aqui para conhecer os bares concorrentes
O prato dele juntamente com os dos 7 novos bares que participam do concurso este ano foram apresentados durante o lançamento oficial da edição local do Comida di Buteco.
Lançamento de livro
Outra novidade deste ano é o lançamento do Livro Comida di Buteco que reúne mais de 50 receitas criadas por botecos participantes de diversas edições do concurso, que está em seu 18º ano.Comida diButeco traz pratos variados de 20 cidades diferentes do país, como Manaus, Belém, Recife, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e Porto Alegre. São receitas criativas e típicas, como o pastel de costela paraense, do bar Picanha na Pedra, de Belém (PA); dadinho da sorte, criado pelo Us Motoca, de Belo Horizonte (MG); ou a asinha invertida com geleia de laranja, do Teresa & Jorge, de Fortaleza (CE).“ Ao chegarmos finalmente às 5 regiões brasileiras, é com muito orgulho que aceitamos o convite para registrar um pouco destas vidas transformadas pelo Comida diButeco através de algumas receitas”, afirma Flavia Rocha, idealizadora do Comida Di Buteco. “Cada uma delas traz uma característica destes negócios familiares e suas regiões e esperamos que possam ser reproduzidas nas casas de muitas pessoas, afinal, elas foram criadas dentro das casas de cada dono de buteco”, conclui.