Educação Integral na rede municipal de ensino será mantida em Poços

Após a divulgação da redução da oferta do programa de escola em tempo integral em todo estado no último dia 10 pelo Governo de Minas Gerais anunciou. A prefeitura emitiu um esclarecimento a respeito do atendimento feito nas escolas da rede municipal de ensino de Poços de Caldas. O serviço será mantido com recursos próprios.

De acordo com a secretária de Estado de Educação, Júlia Sant’Anna, o programa funcionará em apenas 500 instituições neste ano, atendendo 30 mil alunos considerados em situação de vulnerabilidade social. Em 2018, 1.640 escolas funcionavam no regime de turno e contraturno, atendendo a aproximadamente 111 mil alunos.

Atividades como nas piscinas do CEI João Monteiro serão mantidas

A Prefeitura de Poços de Caldas esclarece que a medida afeta as escolas estaduais e que o atendimento da educação integral na rede municipal está mantido. A Prefeitura mantém o atendimento com recursos próprios desde 2018, quando o Governo Federal deixou de fazer os repasses.

Hoje, a educação integral atende aproximadamente 3 mil estudantes, em nove unidades do Programa Municipal da Juventude (PMJ) e 13 escolas da rede municipal, com cerca de 270 profissionais de diversas áreas.

No município, a educação integral trabalha de forma articulada ao ensino regular, a partir dos eixos que norteiam a atividade pedagógica: Arranjos Culturais; Direito à Cidade; Educação Científica; Expressão, Corpo e Movimento.

A Secretaria Municipal de Educação compreende que a Educação Integral é uma concepção que deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural – e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais.

Atualmente, os alunos da Educação Integral do município participam de diversas atividades no contraturno escolar, tais como: teatro, cricket, tênis, xadrez, artesanato, apoio pedagógico, natação, entre outras. São atendidos estudantes de 06 a 17 anos, que recebem também alimentação de acordo com as indicações nutricionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *