EducaçãoNotíciasUtilidade pública

Educafro: abertas inscrições para turma de 2019

Atenção estudantes! Termina na próxima sexta-feira, 22, o prazo das inscrições para nova turma do Educafro 2019. Podem participar estudantes de baixa renda provenientes do ensino médio da escola pública ou com bolsa integral em escolas particular. A inscrição é gratuita.

Inscrição par anova turma vai até o dia 22 – foto divulgação

Os interessados devem comparecer à sala 13 do campus local do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, na Avenida Dirce Pereira Rosa, 300, no Jardim Esperança, das 19h às 22h.

É necessário levar uma foto 3×4 e xeroxes dos comprovantes de renda familiar (holerites de quem mora na mesma residência dos candidatos à vaga) e do comprovante de escolaridade.  As aulas terão início no dia 11 de março.

A seleção segue não só critérios socioeconômicos, mas também étnicos e de idade, ou seja, ser afrodescendente e estar há mais tempo longe das salas de aula conta para ser selecionado, pois o curso tem caráter inclusivo. Ainda que seja formalmente ligado aos franciscanos, o curso é laico, não sendo a religião ou a falta dela critério para a seleção. Todos os professores e coordenadores são voluntários.

 O Educafro não é um curso pré-vestibular convencional e sim um movimento social que atua em rede, fundado na Baixada Fluminense no começo dos anos noventa. Por isso, possui em sua grade a disciplina Cultura e Cidadania, na qual são abordadas questões sociais como identidade de gênero, racismo, homofobia, transfobia, sexismo, direitos reprodutivos e outras temáticas relativas aos direitos humanos. Neste ano o curso firmou uma parceria com o Coletivo Negro Poços de Caldas; parte do integrantes também está atuando como voluntários do Educafro Poços, núcleo Laudelina de Campos Melo.

O pré-vestibular tem contribuído para a acesso de muitos jovens ao um curso superior seja em universidade ou faculdade. São alunos com potencial e com a ajuda dos professores conseguem ir alcançar o sonho de continuar estudando após o ensino médio. Como é o caso da ex-aluno do Educafro, a auxiliar de farmácia, Jésica Batista, que passou no vestibular e agora vai cursar Geografia no Instituto Federal do Sul de Minas. Ela é mais uma das centenas de estudantes que passaram pelo núcleo poços-caldense do curso pré-vestibular comunitário Educafro, que foi fundado em meados de 2003, e que ingressaram numa universidade pública. “Agradeço a todos os professores do Educafro por tudo que fizeram por nós em 2018. Fui aprovada em Geografia no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais”, comemora a auxiliar de farmácia.

Caso o candidato a uma vaga seja aprovado, há uma colaboração anual de R$ 50,00 – usada para manutenção do curso e materiais para os alunos. Não são cobradas mensalidades. Mais informações sobre o voluntariado ou as inscrições podem ser obtidas ligando para 98803-3526, com Tiago, ou mandando mensagem no aplicativo Whatsapp para 98805-7923, com Daniel. Além disso, também está disponível o e-mail educafropcaldas@yahoo.com.br e a página no Facebook: Educafro – Poços de Caldas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.