Escola de Contas sensibiliza alunos de Nova Lima para bom uso do “Na Ponta do Lápis”
A Escola de Contas do TCEMG esteve, nesta sexta-feira (15/09), em duas escolas municipais de Nova Lima para sensibilizar e ensinar alunos sobre o uso do aplicativo Na Ponta do Lápis. Em agosto, o Tribunal de Contas de Minas Gerais e a Prefeitura de Nova Lima assinaram um termo de cooperação para a implantação do “Na Ponta do Lápis” em todas as escolas do município da Grande BH, o primeiro do estado a aderir integralmente ao programa. O planejamento da Escola de Contas é visitar todas as instituições municipais de ensino de Nova Lima para fomentar o bom uso do aplicativo pela comunidade escolar.
Na sexta-feira, a diretora da Escola de Contas, Naila Mourthé, e as assessoras Fabrícia de Oliveira e Viviane Martins visitaram as escolas municipais Dulce Santos Jones e Vera Wanderley Dias. Fabricia inicia o encontro com os alunos explicando um pouco sobre as funções do Tribunal de Contas de Minas Gerais. Em seguida, ela mostra um vídeo de conscientização sobre a importância do combate à corrupção. Por fim, os alunos fazem o cadastro e começam a navegar pelo aplicativo.
Em um segundo momento, Naila e as assessoras circulam com os alunos por toda a escola e, com o aplicativo em mãos, conferem o bom funcionamento da estrutura das unidades. Pelo app Na Ponta do Lápis, alunos e pais podem avaliar a estrutura física e a qualidade dos serviços ofertados, como salas de aula, bibliotecas, refeitórios, quadras, laboratórios e material didático.
Fabrícia reforça a importância da ação. “Pedimos que vocês, alunos que estão aqui hoje, ensinem e sensibilizem seus amigos, pais e irmãos para que usem o aplicativo da melhor forma possível. É uma ferramenta de controle social, e o objetivo é que as escolas de vocês sejam cada vez melhores”, enfatiza.
Veja, abaixo, fotos da visita à Escola Municipal Dulce Santos Jones
Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação
Fonte: Tribunal de Contas de MG