CulturaDiversos

Escolas do município recebem doação de livros que contam história de Poços

Ainda em comemoração dos 144 anos de Poços de Caldas, no último dia 7, foi realizada uma solenidade na Secretaria Municipal de Educação, para oficializar a  doação do livro Poços de Caldas de Outrora, organizado por Benedito Antônio Prezia com o apoio de Rodrigo Rossi Falconi, para as escolas do município.

Ao todo foram doados 80 livros para as escolas municipais
Ao todo foram doados 80 livros para as escolas municipais

A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Nizar El- Khatib, da Secretaria de Educação, Maria Cláudia Prézia Machado e do filho do autor, Ademaro Prézia.

O livro, com prefácio de Luiz Nassif, aborda questões como o início da cidade, o Termalismo, a vida literária, as personagens que passaram por Poços de Caldas e também figuras de destaque da sociedade local.

“Aproveitando essa época de comemoração pelo aniversário da cidade, Benedito Antônio Prézia, está em Poços para fazer a entrega d e 😯 exemplares para escolas municipais e estaduais”, informa a Secretaria de Educação, Maria Claudia Prézia.

Para Benedito Antônio Prézia, o livro resgata personagens da história de Poços. “Tem algumas poesias que são uma espécie de crônica que recupera pessoas, então é um presente que a gente está dando para Poços para ajudar a geração de hoje a conhecer o que foi Poços de Outrora”, finalizou.

História

Ademaro Prezia foi atuante cronista da cidade, escrevendo  sistematicamente, a partir de 1951, no Diário de Poços de Caldas. Nasceu em 1906, no distrito de Cascata, hoje município de Águas da Prata, mas sempre teve forte ligação com Poços.

De formação contábil, no mundo das letras  foi autodidata, amando os clássicos como Padre Manuel Bernardes e Machado de Assis, vindo daí seu estilo simples e direto. Escreveu mais de 1.200 crônicas e cerca de 650 poesias, sobretudo, sonetos. Com o apoio de sua família, publicou os livros ‘A dança do papa’, ‘Pico do Gavião’ e ‘Álbum de família’. Como obra póstuma, foi editada por seu filho Benedito Antonio, ‘Baú de Couro’, que recolheu crônicas  sobre Águas da Prata e muitos poemas. Ainda em vida, teve outra obra também organizada por seu filho, intitulada ‘Diário de Poços de Caldas’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.