CulturaEducação

Escolas recebem oficina de bonecos inspirada na poesia de Manoel de Barros

“O menino aprendeu a usar as palavras. Viu que podia fazer peraltagens com as palavras. E começou a fazer peraltagens”. Inspirados pelo poema “O menino que carregava água na peneira”, os artistas da Cia BLA de Artes desenvolveram o projeto “Bonecos e outras histórias: a arte de conscientizar a sustentabilidade e contar poemas de Manoel de Barros nas escolas”. Com patrocínio do Grupo DME e apoio das secretarias municipais de Educação e Cultura de Poços de Caldas, quatro unidades da rede municipal de ensino foram contempladas com a iniciativa.

Escola Lúcia Sacomann foi a primeira a receber o projeto

O projeto une o espetáculo de formas animadas “Os Vazios de Manoel” e uma oficina de confecção de bonecos de luva. A E.M. Lúcia Sacomann Junqueira e o PMJ Vilas Unidas já receberam a Cia BLA e as próximas apresentações serão no PMJ Centro Social Urbano (21/09) e PMJ João Monteiro (28/09).

 “A ideia do projeto surgiu da vontade de explorar e difundir o teatro de bonecos e formas animadas. Como trabalhamos, em nossas montagens, com materiais reaproveitados ou de baixo custo, pensamos nessa oficina de confecção de bonecos de luva, oferecendo possibilidades de criação artesanal com sustentabilidade, ao mesmo tempo em que instigamos nos professores e alunos o interesse pelo teatro de bonecos”, destaca a artista plástica, oficineira e atriz manipuladora de bonecos, Ariane Marcele Nery Lázaro. No PMJ Vilas Unidas, o objetivo do projeto deu tão certo que os participantes da oficina darão continuidade ao trabalho, reproduzindo os conhecimentos para aqueles que não puderam participar. “Ver essa multiplicação é uma grande felicidade”, comemora.

O espetáculo “Os Vazios de Manoel” complementa o projeto. “Nosso apoio principal é o vazio que, segundo Manoel de Barros, é muito maior que o cheio. É infinito e nele tudo cabe. No cheio não há espaço para mais nada. Nosso projeto então vem para plantar a sementinha desse olhar de poeta que ‘vê uma ave o amanhecer’, ‘desenha o cheiro do vento’ ou ‘vê um sapo com olhar de árvore’”, continua a atriz.

O poeta mato-grossense Manoel de Barros nasceu em 1916 e faleceu em 2014. Sua obra conta com 18 livros de poesia publicados, textos infantis e relatos autobiográficos e é marcada pela inventividade na linguagem e pela proximidade com a natureza. O poeta recebeu diversos prêmios literários, entre eles dois Jabutis.

A equipe técnica do projeto é formada pelos oficineiros e atores manipuladores de bonecos Aria Nery e Lino Bento, com produção de Julia Montezano e prestação de contas de Drika Rossi (Fiandeiras Produtora Cultural). O projeto foi contemplado no Programa de Patrocínios Diretos DME 2018 e tem apoio das Secretarias de Cultura e Educação de Poços de Caldas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.