NotíciasPolítica

Estação de Rádio de Telecomunicações do aeroporto deixa de operar nesta segunda-feira

Há mais de 60 anos em atividade no aeroporto municipal Walter Moreira Salles, a estação prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo da NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea encerra as atividades em Poços de Caldas nesta segunda-feira, 31.

O serviço de telecomunicação deixa de funcionar nesta segunda-feira – foto Poçosocm.com

Os serviços de navegação aérea prestados pela NAV Brasil, criada em 2020 após mudanças na Infraero, fazem parte da estrutura nacional do Controle do Espaço Aéreo, sendo a NAV BRASIL em Poços de Caldas, elo do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro – SISCEAB, operado no Brasil pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA, órgão do Comando da Aeronáutica, que tomou a decisão de encerrar as atividades.

Através da estação, os pilotos que pousam ou decolam no aeroporto de Poços de Caldas recebem informações sobre o tráfego aéreo e condições climáticas, por meio da estação meteorológica, visando a segurança e prevenção de acidentes.

Além disso centenas de aeronaves sobrevoam o espaço aéreo do município e recebe informação da estação, são os chamados través. Em setembro do ano passado, mesmo com maior trafego foram 580 voos registrados pela estação. Em média o aeroporto recebe 300 pousos mensais.

A estação de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo de Poços de Caldas conta com 7 operadores, que agora serão transferidos para outras localidades onde o serviço está em operação, como o aeroporto de Montes Claros, no norte de Minas e Petrolina em Pernambuco.

Sem os operadores, a coordenação agora terá de ser feita pelos próprio pilotos, que terão de acionar a freqüência livre o rádio informando a posição, o prefixo da aeronave no momento em que se aproxima do aeroporto para o pouso.

Além disso, o serviço de busca e salvamento para acionar o serviço de regate do Comando da Aeronáutica deixa ser feito por Poços de Caldas.

O assunto foi tema de uma Moção de Apelo da vereadora Regina Cioffi e aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares para que o presidente da NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea, Sr. José Pompeu dos Magalhães Brasil Filho não desativasse o serviço na cidade.

Na época, além da questão da segurança, a vereadora lembrou também que sem os equipamentos instalados pela NAV Brasil, treinamentos para pilotos IFR (habilitados a operar aeronaves por instrumento em condições de voo por instrumentos) terão que ser efetuados em outros aeroportos.

Porém o apelo não alternou a programação para que o serviço fosse desativado.

O aeroporto Embaixador Walther Moreira Salles foi inaugurado em 1937. Com uma altitude de 1.260 metros, o Aeroporto de Poços de Caldas é o segundo mais alto dentre todos os aeroportos de médio e grande porte do Brasil, sua pista tem 1.550 metros de comprimento e comporta aeronaves de pequeno e médio portes. Porém desde 2017 o balizamento noturno está suspenso depois que as lâmpadas foram alvo de vandalismo e furto.

De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Rafael Tadeu Conde Maria, responsável pelo aeroporto municipal, a administração estuda uma alternativa para o serviço que deixa de ser prestado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.