CulturaEVENTOSEVENTOS EM GERAL

Estação do Jazz – Jam Session se apresnta hoje no Natal de Poços

Os amantes da boa música e principalmente do jazz terão a oportunidade de assistir de graça a 2ª apresentação do projeto Estação do Jazz – Jam Session, que acontece hoje às 19h no Parque José Afonso Junqueira, integrando a programação oficial do Natal de Poços.

Banda se apresenta hoje à noite durante a programação de Natal
Banda se apresenta hoje à noite durante a programação de Natal

Depois do grande sucesso da última Jam, os músicos sobem novamente ao palco para produzir um som de extrema qualidade. A proposta é ter uma banda de músicos base e o palco livre para quem quiser interagir, onde todos os músicos são convidados a apresentarem-se num tom informal, ao mesmo tempo em que recebem abertamente o público para uma apresentação ao som envolvente do jazz na sua forma mais genuína, que é a improvisação.

A banda base da Jam é formada pelo quarteto Rodrigo Mendonça (flauta e saxofone), Eduardo Sueitt (bateria), Júlio Melo (contrabaixo) e Deivid Santos (guitarra), que descobriram uma afinidade e uma vontade recíproca de produzir um trabalho instrumental de expressão na região.

Sobre a última apresentação Rodrigo Mendonça comenta, “Achei muito legal. Vi que as pessoas gostaram bastante também e isso é sensacional. Esta é uma oportunidade que nós temos de mostrar outro tipo de música – jazz com improvisação – quando falo jazz, é no formato tocado com tema e improvisação, mas na verdade tocamos de tudo, MPB, sampa, pop, funk, baião e jazz também, tudo isso com um jeito brasileiro!”.

E complementa: “Para hoje à noite, espero que tenha mais gente para assistir e, por ser uma quinta-feira, mais músicos para tocar. Esperamos fazer um novo movimento musical na cidade onde músicos profissionais, amadores e estudantes de música tenham o contato e a oportunidade de conhecer e tocar esse tipo de música. Esse universo musical que é a improvisação é bem amplo e necessita, assim como outros estilos, de um estudo específico e direcionado. Estamos planejando criar grupos de estudos para agregar mais músicos nesse universo, e assim fortalecer mais a cena, proporcionando ao público cada vez mais um jazz de qualidade na cidade. Dessa forma, Estação do Jazz – Jam Session é a porta de entrada para esse movimento, criado com um formato democrático onde qualquer músico pode chegar e tocar com a gente, pois o que mais queremos é conhecer outros artistas que possuem essa mesma paixão pela improvisação.”

Com a intenção de se tornar um ponto de encontro garantido de músicos poços caldenses, bem como atrair artistas de diferentes regiões para um espaço democrático onde é possível ouvir Jazz com “sotaque e jeito mineiro” e exercitar a arte da improvisação ao lado de músicos profissionais que são referência no mercado local, como é o caso da equipe de músicos base do projeto, Estação do Jazz busca de estabelecer laços entre as edições das jam com a comunidade local, fazendo com que a população em geral tenha acesso à arte e à cultura, notadamente através da música instrumental.

Segundo Eduardo Sueitt, “o projeto Estação do Jazz – Jam Session representa um agente incentivador da música instrumental, já que através dele conseguimos apresentar esse gênero para a população, bem como partilhar de momentos de interação musical junto a músicos da cena poços caldense, que muitas vezes não estão inseridos neste meio”.

A produção cultural do projeto é assinada por Chiara Carvalho com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas.

 

Outras apresentações:

A primeira apresentação do projeto aconteceu no último dia 10 de dezembro, no mesmo local, como parte da programação do Natal de Poços.

A proposta pretende se tornar parte de calendário de eventos culturais da cidade em 2017 e para isso músicos e produção estão empenhados em viabilizar outras apresentações através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, patrocínio direto e incentivo através de outros editais de cultura.

Serviço:

O que: Estação do Jazz – Jam Session

Quando: 22 de dezembro, quinta-feira, a partir das 19h

Onde: Parque Municipal José Afonso Junqueira

Quanto: entrada aberta ao público

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.