EconomiaNotícias

Ex-delegado da Receita Federal de Poços é o novo Superintendente-Adjunto da Receita Federal em Minas Gerais

O auditor-fiscal e ex-delegado da Receita Federal de Poços de Caldas e Varginha, Michel Lopes Teodoro tomou posse nesta terça-feira, 19, como Superintendente-Adjunto da Receita Federal do Brasil da 6ª Região Fiscal em Minas Gerais. A nomeação do auditor-fiscal foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 11 de julho.

Teodoro esteve à frente da delegacia da Receita Federal de Poços de Caldas por dois anos e meio – foto arquivo Poçoscom.com

Aos 41 anos, Teodoro assume um dos principais cargos do órgão desde que começou carreira na Receita Federal em 2011.  O auditor-fiscal ficou quase 5 anos no Sul de Minas.

Ele atuou como titular da então delegacia da Receita Federal de Poços Caldas por dois anos e meio e depois assumiu a delegacia de Varginha, onde permaneceu por mais dois anos, respondendo por 158 municípios do Sul de Minas, inclusive Poços de Caldas.

Durante a gestão dele na região foram desencadeadas importantes operações, que tinham como objetivo combater a sonegação fiscal.

Destaque para ações como a Operação Oriente, Caminho Certo, Xangai, Sentinela, Águia de Aço e que tinham em comum, alvos produtos contrabandeados como eletroeletrônicos, vestuário, cigarros e também o Operação João de Barro, que tinha como alvo as construções com pendencias no recolhimento parcial ou total das contribuições previdenciárias.

O combate a sonegação fiscal foi um dos marcos na gestão de Teodoro no Sul de Minas – foto arquivo Receita Federal

Porém, foram as ações de descaracterização dos produtos apreendidos que tiveram mais destaques no âmbito social, como o projeto de destinação sustentável, iniciado no Sul de Minas por Teodoro.

Diversas entidades e prefeituras foram beneficiadas com a destinação de produtos e bens. Resultado das apreensões pela Receita Federal, em ações conjuntas com a Polícia Militar e Polícia Federal.

Em parceria com a Ufla, IFSuldeminas, Cefet Varginha e Unifei, a Receita entregou mais de 5 mil minicomputadores para 43 cidades do Sul de Minas, além de Uberlândia, Montes Claros, Palmas (TO), Goiânia (GO) e Sorocaba (SP).

Os minicomputadores foram destinados para escolas públicas para serem utilizados com jogos educacionais, auxiliando na aprendizagem de milhares de alunos.  Os aparelhos de TV Box foram contrabandeados.

TVs Box apreendidas foram transformadas em microcomputadores e doadas para escolas públicas – foto arquivo Receita federal

Ainda em parceria com a UFLA foi criada uma máquina para a descaracterização de cigarros contrabandeados, e que agora podem ser utilizados com adubo. A Ufla estudava também a utilização dos componentes do cigarro para a confecção de blocos para a construção civil e coleta seletiva.

Outro marco foi a inauguração do REDEX – recinto aduaneiro de exportação em Poços de Caldas.

Durante a pandemia, outro auxilio importante com a destinação de mais de 51 mil litros de bebidas alcoólicas que foram transformados em álcool em gel pelo Instituto Federal do Sul de Minas e doados para hospitais, prefeituras e forças d segurança. Além de 30 mil testes rápidos para Covid-19 importados irregularmente.

Aumento na arrecadação de destinações do Imposto de Renda

Outro legado importante para a região foi o aumento no volume das destinações do Imposto de Renda para o Fundo da Criança e do Adolescente e também para o Fundo do Idoso, saltando de R$ 1 milhão para quase R$ 6 milhões nos últimos quatro anos na região.

Teodoro se despediu agradecendo o apoio e a parceria ao longo dos anos que esteve no Sul de Minas.  “Prezados amigos e parceiros, hoje saiu minha nomeação para a função de Superintendente Adjunto da Receita Federal em Minas Gerais. Foi um prazer ombrear as atividades com vocês no Sul de Minas. Continuaremos juntos na missão. Contem sempre comigo, agora direto de Belo Horizonte. Grande abraço.” Finalizou Teodoro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.