NotíciasSaúde

Falta de microchip causa suspensão temporária do cadastro de castração

O Cadastro de Castração Animal do Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos de Poços de Caldas está temporariamente suspendo devido a falta do microchip, utilizado na identificação dos animais. O equipamento é importado da China e a empresa que fornece o produto solicitou prazo para a entrega.

Microchips importados da China estão em falta no mercado

De acordo com a Secretaria de Saúde, a escolhida por meio da modalidade de registro de preço, pediu no final de junho, a prorrogação no prazo de entrega por mais 20 dias, alegando ser um material importado da China e justificando dificuldades neste processo.

“Nós mantivemos os cadastros, com o estoque de microchip que havia na Secretaria. Além disso, buscamos os chips que estavam nas clínicas, em fichas de desistentes, para poder manter os cadastros. No entanto, no momento não temos mais quantitativo para mais uma semana de cadastros e por isso estamos suspendendo o trabalho temporariamente, até que a Secretaria receba mais microchips para a continuidade do trabalho”, explicou Jorge Miguel Ferreira do Lago, coordenador da Vigilância Ambiental.

Implantado no final de 2017, o Programa Municipal de Castração de Cães e já realizou 9.350 cadastros e 7.925 cirurgias.

Em funcionamento na Vigilância Ambiental, setor da Secretaria Municipal de Saúde, somente no primeiro semestre deste ano, foram 1.555 cadastros e 1.216 cirurgias realizadas. Durante os dois primeiros meses da pandemia, os cadastros foram paralisados e o número de cirurgias reduzidas, dentro das medidas preventivas contra a Covid-19. Desde o dia 18 de maio, no entanto, o atendimento havia sido retomado em 30% da capacidade total, como forma de evitar as aglomerações, mantendo o serviço ativo.

Pelo Programa, cães e gatos são atendidos nas clínicas particulares credenciadas para a finalidade. Todos os animais recebem também, o microchip de identificação. É este microchip que permite à equipe do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, localizar o domicílio e o responsável por este bichinho, caso ele se perca. E é exatamente a falta deste microchip que vai gerar uma paralisação temporária dos cadastros. 

Cirurgias

Os atendimentos continuam normalmente, para os animais já cadastrados. Então, quem já cadastrou o animalzinho no Programa, deve verificar com a clínica escolhida para a cirurgia, o agendamento para a realização. São quatro estabelecimentos: Animal Zoo no Country Club; Pet House na Vila Nova; Dr. Darcy no Caio Junqueira e a AAPA – Associação dos Amigos e Protetores dos Animais, no Conjunto Habitacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.