CulturaDiversosMeio AmbienteNotícias

Fenômeno “Lua de Sangue” é registrado pela equipe do Observatório Astronômico da Unifal

A equipe do Observatório Astronômico da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) registrou com perfeição o eclipse total da lua na noite deste domingo, 15,  e madrugada desta segunda-feira, 16. O astrônomo Arthur Justiniano fotografou a “Lua de Sangue”.

A foto foi tirada no momento em que o eclipse lunar chegou à sua totalidade -foto Arthur Justiniano/Unifal

O fenômeno conhecido como “Lua de Sangue” pode ser visto do Brasil, América do Sul e do Norte, além da Europa, África e algumas partes da Ásia.

Em Alfenas o eclipse lunar foi observado pelo professor e astrônomo Arthur e sua equipe, dois alunos de mestrado e três de indicação cientifica. O fenômeno foi fotografado quando o eclipse chegou a sua totalidade a 1h10 da manhã, quando a Lua foi ocultada completamente pela sombra da Terra.

O fenômeno ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua estão próximos ou em um perfeito alinhamento e a Terra fica entre os dois corpos celestiais.

A equipe do Observatório Astronômico da Unifal já observou cometas, os planetas do Sistema Solar, exoplanetas, entre outros astros que vagam pelo Universo. “No Observatório Astronômico é possível a observação noturna, aqui fazemos fotografias dos astros e eclipses sempre chamam atenção e são bonitos de observar,” destacou o professor.

Na região do Observatório de Itajubá também foi possível acompanhar a Lua de Sangue. O próximo eclipse lunar será no dia 8 de novembro de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.