Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

FET celebra 30 anos com homenagens a Fernandinho Frizzo e José Castro de Araújo

Benigno Gaiga, Fernandinho Frizzo, Nicionelly de Carvalho, professor José Castro de Araújo e todos os grandes nomes das artes e da educação poços-caldense “passeiam” pelo Teatro da Urca desde a última segunda-feira (21), quando teve início a edição histórica de 30 anos do Festival Estudantil de Teatro – FET.

O legado de cultura e protagonismo estudantil proporcionado pela iniciativa desde 1990 comemora três décadas com recorde de peças inscritas: 33 no total. As apresentações gratuitas seguem até a próxima sexta-feira (25), com estimativa de público de 4.500 pessoas.

A abertura oficial do evento foi realizada na noite de segunda-feira e contou com a presença da secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga, da adjunta, Daniela Volpi, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Wellington Guimarães, e dos vereadores Lígia de Podestá e Álvaro Cagnani.

Apresentada na sequência da solenidade de abertura, a peça “O Fantasma da Urca”, da E.M. Irmão José Gregório, rememorou os 30 anos do Festival. A programação completa pode ser acessada no site do evento https://smeducacaoprojetos.wixsite.com/30fet/.

História
O ano era 1990, a democracia brasileira em sua tentativa de renascimento, lambada e sertanejo invadiam as rádios, Cazuza partia, Senna bicampeão, a seleção brasileira de futebol era eliminada da Copa do Mundo pela Argentina e, aqui em Poços de Caldas, nascia o Festival Estudantil de Teatro.

Gestado no berço do setor cultural e pedagógico da então Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o FET trazia a proposta de investir nas artes cênicas estudantis, dando visibilidade ao trabalho teatral realizado nas escolas de Poços. O secretário era o professor José Castro de Araújo, personalidade relevante da educação pública poços-caldense.

“É com muito carinho que estou aqui nessa noite. O FET foi criado por intermédio de uma professora que não mora mais em Poços de Caldas, a Maria do Céu, que procurou o então secretário de Educação e Cultura, professor Araújo, meu marido. Ele chegou em casa e me disse que faria um festival estudantil de teatro e me disse também que eu faria o regulamento. Eu fiz o primeiro regulamento do FET”, recorda a secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga.

Em 2019, o festival chega, então, à emblemática 30ª edição. Nesses 30 anos, estima-se que o FET já levou aos palcos do Palace Casino, do Colégio Pio XII e da Urca, mais de 650 peças e um público de mais de 170 mil pessoas. “O teatro desperta o conhecimento, a autoestima do aluno, a vontade de crescer, a sensibilidade”, destaca a secretária.

Troféu Fernandinho Frizzo
Desde 2010, os grupos participantes do FET passaram a receber o troféu que leva o nome de um dos grandes atores de Poços de Caldas, o saudoso Luís Fernando Frizzo. Fernandinho Frizzo, como era conhecido, figura de personalidade forte e humor refinado, foi um talento ímpar muito importante para a história do teatro na cidade.

Fez parte do Grupo de Teatro Alvorada, criado por Benigno Giordano Gaiga, em 1966. Posteriormente, com o falecimento do fundador, a trupe passou a ser dirigida pela icônica Nicionelly de Carvalho, tendo o nome alterado para Teatro Alvorada Grupo Benigno Gaiga, que nomeia também o teatro da Urca desde 1980. Frizzo foi muito atuante nas décadas de 70, 80 e 90, como produtor, ator e diretor. Alguns trabalhos foram Pedreira das Almas, Próxima Vítima, Dona Xepa, O Santo Inquérito, Velório à Brasileira, entre outros. Fernandinho Frizzo encenou seu último ato em 2001, quando nos deixou.

O troféu Fernandinho Frizzo, distribuído a todos os grupos participantes do FET, foi inspirado na identidade visual criada especialmente para a 30ª edição do evento, pela professora de Língua Portuguesa da Escola Municipal Vitalina Rossi, Valéria dos Santos Rego Silva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *