CulturaDiversosNotícias

Filme “Que Horas Ela Volta?” é exibido em sessão gratuita de cinema em Poços

O filme “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert e protagonizado por Regina Casé, será exibido nesta quinta-feira, 30, na Praça Praça Martinho de Freitas Mourão, em frente o Museu Histórico e Geográfico. A exibição tem início às 19h. O longa também será exibido para os estudantes do período noturno da Escola Padrão Parque das nações, na zona sul da cidade.

Filme é um convite a reflexão sobre as diferenças sociais do país – foto divulgação

Esta é a primeira de três exibições de cinema do projeto neste ano, que estão datadas previamente para os meses de maio, agosto e novembro, sempre na última quinta-feira do mês.

A entrada é gratuita, aberta a toda população com lotação de 200 lugares e será oferecido como cortesia uma pipoca e um refrigerante para este público. O projeto é realizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Ouro Mix Concreto Usinado, Instituto Donato, apoio da Gmaf Soluções Empresariais e Margot Gourmet Comidas Congeladas, de produção Pomar Produtora Cultura.

O filme de Anna Muylaert conta a história de Val (Regina Casé), que depois de deixar a filha no interior de Pernambuco e passar 13 anos como babá do menino Fabinho tem estabilidade financeira, mas convive com a culpa por não ter criado sua filha Jéssica. Às vésperas do vestibular de Fabinho, no entanto, ela recebe um telefonema da filha que parece ser sua segunda chance. Jéssica quer apoio para vir a São Paulo prestar vestibular. Com alegria e ao mesmo tempo apreensão, Val prepara a tão sonhada vinda da filha, apoiada por seus patrões. Mas quando Jéssica chega a convivência é difícil. Pois, ela não age dentro do protocolo esperado, o que gera tensão dentro da casa.

Todos serão atingidos pela autenticidade de sua personalidade. No meio deles, dividida entre a sala e a cozinha, Val terá que achar um novo modo de vida. “Nós trabalhamos apenas com filmes nacionais e fazemos uma curadoria dos filmes que serão exibidos. A escolha se dá primeiramente pela linguagem e por serem filmes reflexivos, mas, ao mesmo tempo, de fácil entendimento e divertidos”, explicou Valéria Freitas, produtora executiva do projeto.

Valéria comenta que ‘’O filme Que Horas Ela Volta? trata de questões importantes como as condições de trabalho das domésticas, a maternidade, a desigualdade social, a afetividade e autonomia.’’ Segundo Larissa Freitas, produtora cultural e curadora do Cine Olhar, esta é a oportunidade de a população entrar em contato mais profundo com as artes visuais. “As sessões de cinema têm sido muito significativas. Nós fazemos questão de organizar a melhor experiência para o nosso público, não renunciamos o tapete vermelho, as luzes, a pipoca e o refrigerante, pois, são os detalhes que proporcionam o clima de um cinema e depois, gostamos de saber o que o público pensa sobre o filme assistido e sobre suas próprias experiências”, destacou.

Valéria e Larissa comentam a parceria com a Escola Estadual Parque das Nações que se estendeu por mais um ano. “Temos sempre a preocupação de incluir as instituições públicas de ensino nos projetos que realizamos. A Escola Padrão do Parque das Nações, representada pela figura da diretora Marcela Campos, demonstra sempre muito interesse na conjunção das temáticas culturais com o conteúdo educacional. Neste caso, 90 alunos do período noturno, que participam da disciplina escolar DIM (Diversidade, Inclusão e Mundo do Trabalho), estarão presentes e utilizarão o filme como parte da avaliação da disciplina”.

Sobre o projeto

 O projeto Cine Olhar é uma ação resultante projeto Olhar Circular que ocorre desde 2008 em municípios do sul de Minas Gerais. Reconhecendo a necessidade de atividades que ressaltem as diversas linguagens artísticas, o Cine Olhar é uma ação cultural que promove gratuitamente em espaços públicos obras cinematográficas coerentes com temáticas sociais, atrelando sempre o entretenimento e a cultura. Tem como objetivo democratizar o acesso da população à eventos culturais voltado para o audiovisual.

O projeto atendeu desde 2016 aproximadamente 2000 pessoas e exibiu 07 obras cinematográficas nacionais. Serviço Mais informações podem ser encontradas no site www.olharcircular.com.br ou pelas páginas no Facebook: www.facebook.com/ProjetoOlharCircular e https://www.facebook.com/cineolharprojeto/ e no Instagram: @olharcircular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.