CulturaDiversosLiteraturaUtilidade pública

Flipoços aumenta expectativa de público e anuncia mais atividades

Com recorde de público nos primeiros dias, a 12ª edição do Festival Literário de Poços de Caldas, o Flipoços, superou a expectativa de público e até o último dia de atividades e visitações, mais de 60 mil pessoas devem passar pelo Espaço Cultural da Urca. Apenas nos três primeiros dias, mais de 20 mil pessoas passaram pelo recinto onde ocorre o encontro.

Comitiva de autores moçambicanos segue com mesas, debates e palestras em Poços de Caldas – foto Bruno Alves

Já estiveram no evento o patrono, Milton Hatoum, o príncipe imperial D. Bertrand de Orleans e Bragança, que gerou polêmica após comentário homofóbico, a comitiva de autores moçambicanos, o premiado autor português Afonso Cruz, o escritor Bernardo Carvalho, o professor Clóvis de Barros, as mulheres Nara Vidal, Susana Ventura, Kátia Gerlach, entre outros nomes.

Para esta quinta-feira (4) há a mesa de “Biografia e Política” com o jornalista Luis Nassif, que lança no festival um livro sobre o embaixador Walter Moreira Salles, que, coincidentemente, viveu em Poços de Caldas. No encontro ele fala também sobre o período de ouro de Poços de Caldas. O encontro ocorre às 20h no Teatro da Urca.

Também na quinta-feira acontece no Flipoços o bate-papo “A vida de Zózimo Barroso do Amaral”, com o biógrafo Joaquim Ferreira dos Santos, a colunista social Lurdinha Camilo e mediação da escritora Eugênia Zerbini.

No espaço Arena Cultural às 16h ocorre também a mesa Literatura e Terror com Rodrigo de Oliveira e Marcus Barcelos. O Instituto Moreira Salles recebe uma mesa entre os escritores moçambicanos e brasileiros às 14h.

Ainda no circuito Pegada Literária, o Flipoços realiza uma mediação de leitura com o autor moçambicano Rui Laranjeira, às 17h, na Biblioteca Centenária. No encontro ele falará sobre Mafalala: memórias e espaços”. Às 19h acontece a mesa “As mulheres negras na literatura”, com a moçambicana Paulina Chiziane, a editora Íris Amâncio, as ativistas e professores Edna de Oliveira e Ana Maria de Paula. A mediação é com Lúcia Vera. O evento é no Centro Cultural Afro-brasileiro Chico Rei.

Poços é Jazz e mais programação 
Vale lembrar que no sábado (6) ocorre o lançamento da programação do evento Poços é Jazz, com a mesa ‘Literatura e Jazz”, show da Cia. Estadual do Jazz. A entrada é gratuita a partir das 20h na Arena Cultural. No domingo (7) às 11h há o lançamento do livro “Cold Hot”, de Sergio Poroger.

A programação do Flipoços vai até o próximo domingo (7)  e terá ainda destaques como Thalita Rebouças, Tati Bernardi, o procurador da República, Deltan Dallagnol, lançando nacionalmente o livro “A luta contra a corrupção – A Lava Jato e o  Futuro de um País Marcado pela impunidade”, o escritor Luiz Ruffato e a mesa sobre política e família, com a jornalista Míriam Leitão, acompanhada dos filhos Matheus Leitão e Vladmir Netto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.