NotíciasSaúde

“Fura-fila” vacinação Covid-19: secretário de Estado de Saúde é afastado do cargo

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, foi afastado do cargo na noite desta quinta-feira, 11, conforme anúncio feito pelo governador Romeu Zema em uma das redes sociais dele. O afastamento aconteceu após o Ministério Público abrir um inquérito para apurar a suspeita de “fura-fila” de 806 servidores da Saúde na vacinação contra a Covid-19.

Carlos Eduardo Amaral foi afastado do cargo após abertura de inquérito para apurar possíveis irregularidades – foto arquivo/SES

Também nesta quinta-feira a Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou a instauração de uma CPI para apurar a denúncia.

O presidente do Parlamento, deputado Agostinho Patrus (PV), deferiu, na Reunião Ordinária de Plenário, o requerimento assinado por 39 parlamentares, sendo o primeiro signatário o deputado Ulysses Gomes (PT). O número mínimo de assinaturas para criação de uma CPI na ALMG é de um terço de seus parlamentares, ou seja 26, de acordo com o Regimento Interno.

No requerimento, é solicitada a constituição da CPI, que terá um prazo de 120 dias para investigar especialmente o desvio de recursos referentes à vacinação irregular de grupos não prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Também fazem parte do escopo da investigação o baixo investimento em ampliação de leitos para enfrentamento da pandemia em Minas e a não aplicação do mínimo constitucional em serviços públicos de saúde.

A instauração da CPI é resultado da reunião realizada na última quarta-feira, 10, com duração de quase seis horas, em que foi ouvido o titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Carlos Eduardo Amaral. Na ocasião, diversos parlamentares cobraram do secretário explicações sobre a vacinação de servidores administrativos da SES, que estariam fora das prioridades do Plano Nacional de Imunização.

Carlos Eduardo Amaral, que também foi vacinado, informou que não há nenhum ato ilícito ou imoralidade nas ações, por se tratar de servidores que realizam visitas a locais, onde há o risco de contaminação, para elaboração do planejamento e estratégia de enfrentamento do coronavírus. Todas as ações são técnicas e legais.

Na manhã desta sexta-feira, 12, o governador Romeu Zema anunciou o nome do novo secretário de Estado de Saúde. Quem assume a pasta é Fábio Baccheretti, que desde 2018 estava na presidência da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.