Guia turístico bilíngue é desenvolvido por estudantes de escola pública

Os turistas estrangeiros que vistam Poços de Caldas agora podem contar com um guia turístico em português e em espanhol. O guia foi desenvolvido por alunos da Escola Padrão, localizada no Parque das Nações na zona sul da cidade.

Estudantes apresentaram o guia ao prefeito

O projeto coordenado pela professora de espanhol, Luciana Oliveira durou um ano e envolveu 100 alunos do ensino médio, que visitaram os pontos turísticos, fizeram pesquisa e produziram o material do guia. “Todo o projeto foi feito pelos alunos. Fizemos pesquisas históricas, os textos e as fotos. Visitamos todos os pontos turísticos da cidade”, informa Luciana.

Muitos estudantes não conheciam alguns locais turísticos e o projeto serviu também para conhecer melhor a cidade e como aprendizado sobre a história de Poços, além de melhorar a prática do espanhol. “Conhecer a própria cidade é uma coisa que te ajuda muito”, diz Pedro Reis, que participou o projeto no ano passado.

O aluno destaca também o pioneirismo do trabalho e a integração entre os estudantes que desenvolveram o guia. “Foi muito legal participar do projeto. Além de ser um projeto novo na escola, foi um projeto novo na cidade. É um projeto pioneiro que pode abrir as portas para outros projetos. Além disso, ele serviu para aumentar a interação entre os alunos”, avalia.

Ao todo foram confeccionados 2 mil exemplares

A estudante Letícia Árabe também gostou de fazer parte da criação do guia. “A gente estudou muito para fazer esse trabalho e é muito bom poder passar as informações para o turistas”, diz. A Secretaria Municipal de Turismo confeccionou dois mil exemplares do guia bilíngue, que estão disponíveis no CIT – Centro de Informações Turísticas, e vão ser distribuídos em feiras de turismo.

“O guia turístico está integrado ao nosso projeto de educação para o turismo”, destaca o secretário de Turismo, Ricardo Oliveira. “Quando os estudantes aprendem sobre Poços, isso gera um sentimento de pertencimento à cidade, que é muito importante”, afirma.

Na tarde desta quinta-feira, 21, uma turma de alunos da Escola Padrão se reuniu com o prefeito Sérgio Azevedo e o secretário na Prefeitura para apresentar o guia. Sérgio elogiou o trabalho feito pelos estudantes. “É um projeto muito importante e que estava faltando em Poços de Caldas”, destacou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.