Meio AmbienteNotíciasPolícia

Helicóptero Águia ajuda no combate a incêndio florestal na Serra da Mantiqueira

Desde sábado, 5, equipes da prefeitura, Corpo de Bombeiros, brigadistas, Renovias, voluntários e o helicóptero águia da Polícia Militar combatem vários focos de incêndio em Águas da Prata.

Equipes combatem vários focos de incêndio desde sábado – foto Ascom/Prefeitura Águas da Prata

As chamas começaram no pé da Serra da Mantiqueira e ao mesmo tempo outros focos foram registrados em diversas áreas da cidade, mobiliando as equipes no combate.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, a vegetação seca e o vento o contribuíram para que as chamas se propagassem, inclusive, o fogo chegou a atravessar a rodovia atingindo propriedades que estavam separadas pela pista.

A prefeitura montou um acampamento de apoio junto à entrada do Parque estadual com todo o suprimento básico para brigadistas, bombeiros e voluntário com água, lanche, sucos, isotônicos e uma ambulância 24 horas de plantão em quanto durar o combate ao fogo.

As ações vem sendo realizada de forma conjunta e envolve a Policia Militar do Estado de São Paulo, Corpo de Bombeiros de São João da Boa Vista, Defesa Civil de Águas da Prata, Renovias e empresas, que têm fornecido material de apoio e combate às chamas.

O helicóptero Águia já participou do combate na tarde desta segunda, 7 e retornou nesta terça-feira, 8. A aeronave sobrevoa pontos estratégicos do fogo lançando água nos focos onde as equipes não conseguem chegar por terra.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Santos, ainda não é possível mensurar o tamanho da área atingida. “Neste momento todos estão focados no combate ao avanço das chamas. Os brigadistas fazem “picadas na mata” com abafadores e costais de incêndio. Caminhões pipa, tanto da prefeitura quanto dos bombeiros e de empresas particulares dão apoio ao trabalho”, informou o secretário.


A prefeitura registrou um boletim de ocorrência para que as causas
desses incêndios sejam apuradas e eventuais responsáveis punidos. O combate deve seguir ao longo de toda esta terça feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.