Hospital Santa Lúcia conta com Centro de Tratamento de Insuficiência Cardíaca

O Hospital do Coração Santa Lúcia de Poços de Caldas conta agora com uma nova ala para o tratamento e recuperação de pacientes com insuficiência cardíaca. Trata-se do Centro de Tratamento Especializado em Insuficiência Cardíaca, que foi construído para atender pacientes de Poços de Caldas e região.

Nova ala conta com 18 leitos para melhor recuperação do paciente – foto Poçoscom.com/Roni Bispo

A nova ala conta com 18 leitos e dispõe de amplo espaço e modernas acomodações. Cada leito tem duas camas, frigobar, banheiro totalmente adaptado, tudo para que o paciente e o acompanhante se sintam em um ambiente acolhedor, proporcionando assim uma melhor recuperação durante o tratamento.

O novo centro faz parte de uma série de melhorias e ampliações que estão sendo realizadas no Hospital Santa Lúcia, único na região a contar com um Centro de Tratamento para pacientes com insuficiência cardíaca.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a insuficiência cardíaca é a terceira doença clínica que mais causa internação pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Segundo a SBC, a estimativa é que 2% da população brasileira seja acometida pela cardiopatia, que a cada ano registra 200 mil novos casos.

A insuficiência cardíaca é decorrente da fadiga do músculo cardíaco que enfraquece e, ao dilatar, compromete toda sua função. Um dos sintomas clássicos da doença pode ser percebido no condicionamento físico do paciente que, por vezes, não consegue sequer desempenhar atividades comuns no dia a dia, como subir escadas, por exemplo, sem se cansar.

Santa Lúcia é referência na região

Por mês, o Hospital Santa Lúcia realiza em média cerca de 2.700 atendimentos como consulta em pronto socorro e em laboratório de especialidades, além de 3.100 exames externos. Mensalmente, são realizadas 480 internações.

Hospital do Coração Santa Lúcia é referência para Poços e região – foto Poçoscom.com/Roni Bispo

Para atender toda esta demanda, o Hospital Santa Lúcia dispõe de 38 leitos de UTI e 173 leitos de ala. O corpo clínico é composto por 82 médicos de diversas áreas, sendo 3 cirurgiões cardíacos de plantão; 3 cirurgiães cardíacos; 4 médicos cardiologistas hemodinamicistas, além de 4 médicos vasculares e 5 neurologistas e neurocirurgião. Com plantão 24 horas por dia, é um dos hospitais da região com o maior número de colaboradores, 440 ao todo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.