Trote solidário: estudantes da Escola Padrão doam sangue no Hemocentro

Os estoques de sangue do Hemocentro de Poços de Caldas receberam um reforço esta semana com a doação voluntária feita por estudantes da Escola Padrão, localizada na zona sul da cidade. Esta foi a primeira vez que a maioria dos estudantes faz uma doação de sangue.

Estudantes fizeram a doação de sangue pela primeira vez

A ação solidária foi realizada na manhã desta quinta-feira, 26, e faz parte do Trote Solidário, um projeto desenvolvido pela comunidade escolar da instituição.

Antes da doação os estudantes passaram por uma triagem e puderam conhecer também o passo a passo para doar sangue.

Para o aluno, Vinicius Henrique Mafra Isidoro, a iniciativa dele e dos colegas é muito gratificante.” O ato de doar sangue para mim, causa o sentimento de empatia nas pessoas em poder ajudar o próximo. É uma oportunidade da gente se sentir bem tentando fazer o melhor da gente”, disse o estudante.

O mesmo sentimento é compartilhado pela colega de classe Tais Garcia Mafra, que pela primeira vez participou da doação de sangue. “Não imaginava que pudesse ser tão rápido e tranqüilo. É uma ação que pode ajudar muita gente e eu pretendo voltar para doar mais,” enfatizou a estudante.

Além de iniciativas com a dos alunos da Escola Padrão, a Fundação Hemominas promove o programa Doador do Futuro, que consiste em um trabalho educativo junto aos jovens, principalmente estudantes, e que desmitifica tabus e crendices sobre o processo e a importância da doação voluntária de sangue.

De acordo com a coordenadora do Hemocentro, Cibele Angélica de Souza Spina, além da doação voluntária o jovem recebe orientação que pode ser útil para o resto da vida, em se tratando de cuidados com a saúde, para que ele possa continuar doando sangue e levar uma vida saudável.

Agendamento

Os voluntários podem comparecer ao Hemocentro para as doações de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h30 (com exceção desta Sexta-Feira da Paixão, já que, por causa do feriado, a unidade estará fechada).  Os doadores podem ir também na quarta-feira, das 16h às 20h.

O agendamento pode ser feito, ainda, pelo telefone 155. A ligação é de graça. Basta escolher a opção 8. Se preferir, o voluntário pode fazer o agendamento online pelo www.hemominas.mg.gov.br, escolhendo o melhor dia e horário.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos. Pessoas com mais de 60 anos somente poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos, independente do sexo. Os voluntários também podem fazer o cadastro de doação de medula óssea. Mais informações pelo telefone: (35) 2101-9300

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Este site está protegido.