Notícias

Hospital Santa Lucia Recebe Titulação Inédita no sul de Minas

 A Organização Nacional de Acreditação concedeu ao Hospital Santa Lucia de Poços de Caldas o mais ultimo grau de titulação de qualidade, o ONA3. Com mais esse título o hospital é primeiro do Estado de Minas a conquistar as duas mais altas acreditações de qualidade. Atualmente quem possui o ONA3 são os Hospital Sírio Libanês e o Israelita Albert Einstein, ambos em São Paulo.

De acordo com o diretor do hospital, a certificação é o resultado de 4 anos de trabalho
De acordo com o diretor do hospital, a certificação é o resultado de 4 anos de trabalho

A avaliação é realizada pelas Instituições Acreditadoras Credenciadas pela ONA, tendo como referência as normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação.

A certificação classifica os hospitais de acordo com seus resultados, qualidade e competência. “O título da Organização Nacional de Acreditação é para os centros cirúrgicos como a ISSO 9001 é para as indústrias. Para eles conseguirem esses títulos eles precisam passar por uma série de adequações que visam qualidade já para os hospitais a situação é semelhante só que bem mais complexa” Explica Assad Aun Neto, Diretor do Hospital.

A caminhada para chegar até a máxima titulação iniciou há 4 anos quando o Santa Lucia conquistou o ONA1, que exige a segurança do paciente, dois anos depois a equipe do doutor Aun recebeu o ONA 2, que exige a máxima integração nos serviços prestados entre os setores do hospital. E o ultimo grau ONA3 integra todas essas exigências de maneira mais rígida com o objetivo de alcançar excelência em todos os trabalhos oferecidos.

“Nós ficamos muito felizes com essa graduação pois é fruto de muito trabalho em conjunto entre todos os membros do hospital. Hoje, nós aqui no sul de minas temos a mesma titulação de qualidade que o Sírio Libanês e Albert Einsten, que são conhecidos em todo o país. É obvio que não temos a mesma estrutura física, mas o produto final é mesmo. Temos que melhorar muito ainda no quesito hotelaria, porem no que se trata de cirurgias e salvar vidas estamos no mesmo patamar” esclarece o médico.

A certificação ocorre em 3 níveis:

Acreditado – Para instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Válido por dois anos.

Acreditado Pleno – Para instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresenta gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. Válido por dois anos.

Acreditado com Excelência – O princípio deste nível é a “excelência em gestão”. Uma Organização ou Programa da Saúde Acreditado com excelência atende aos níveis 1 e 2 , além dos requisitos específicos de nível 3. A instituição já deve demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional. Válido por três anos.

O Santa Lucia se destaca ainda nos serviços prestados em hemodinâmica, possuindo também a mais alta titulação que é o Selo Diamante. Em todo o Brasil apenas cinco hospitais possuem esse selo que, visa a máxima recuperação do paciente cardíaco e exige um acompanhamento de quase um ano desse mesmo indivíduo. “Com isso nós temos a máxima titulação nacional e é o único do Estado Minas com o ONA3 e o selo diamante, ou seja hoje nós temos a máxima certificação nacional para oferecer segurança e qualidade para nossos pacientes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.