Inovação e Tecnologia são temas debatidos em eventos realizados no TCEMG
Na quinta-feira, 19 de outubro, o Tribunal de Contas mineiro foi tomado pela temática inovação e tecnologia. O TCE recebeu o II Encontro da Rede Mineira de Laboratórios de Inovação e o Dia da Inovação Ada Lovelace.
O Encontro tem o objetivo de disseminar conhecimento em inovação e pesquisa tecnológica entre as instituições e é realizado pela Rede Mineira de Laboratórios de Inovação. O grupo conta com 17 membros, entre órgãos públicos e instituições de ensino.
Já o evento que recebe o nome da matemática e escritora inglesa Ada Lovelace tem o intuito de incentivar a inovação e o crescimento tecnológico e científico para aperfeiçoar a atuação do Tribunal e inspirar e incentivar os servidores ao desenvolvimento de trabalhos voltados às áreas do Controle Externo. O Dia foi instituído por meio da Portaria Presidencial nº 51/2019 e já está na quinta edição. Lovelace é considerada a primeira pessoa a elaborar um algoritmo para ser interpretado por uma máquina e, portanto, a primeira programadora de computadores da história.
O presidente do TCEMG, conselheiro Gilberto Diniz, ressaltou a importância da informação e da tecnologia e enumerou os benefícios que a inovação traz aos processos de trabalho. “A inovação é a transformação nos métodos de trabalho da organização, alinhamento às novas tecnologias, tendências, aumento de produtividade, otimização de processos, redução de custos, melhoria da relação com os beneficiários dos serviços que prestamos”, listou o presidente.
A 3ª vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Ana Paula Nanneti Caixeta, destacou os trabalhos das mulheres em diversos âmbitos da sociedade, como na literatura, ciências e medicina. “Nós temos que o compromisso de compatibilizar a visibilidade dos feitos com a pluralidade da sociedade contemporânea”. E salientou que a “a tecnologia tem que ser favorável aos jurisdicionados, no caso do serviço público”, para concretização da cidadania mais efetiva e mais eficaz.
Durante o evento, a diretora de Planejamento e Gestão Estratégica do TCEMG fez o lançamento da revista Banco de soluções da rede mineira de laboratórios de inovação.
Após a cerimônia de abertura, o evento recebeu a palestra Virada Tecnológica no Direito: Alguns Impactos da Inteligência Artificial na Compreensão e Mudança no Sistema Jurídico, com o advogado e professor Dierle Nunes. Na parte da tarde, o TCE foi cenário para realização de oficinas “Alfabetização de Dados com R Studio e Tableau Public”, com as analistas Luciana Henriques Canaan e Gisele Gonçalves de Brito; “Pitch – Técnicas para Elaborar uma Apresentação Objetiva”, ministrada pela servidora Bárbara Cançado; e “Além do Convencional: Explorando a Inovação de Forma Invertida no Setor Público”, funcionárias do Tribunal de Justiça Júlia Cândido Vieira e Eduarda Perdigão Coura.
O evento contou também com a presença do presidente do Tribunal Regional, desembargador Octavio Augusto de Nigris Boccalini; o juiz Luiz Henrique de Souza Mota, pelo Tribunal Regional do Trabalho; o coordenador do Comitê de Inovação do Tribunal de Justiça Militar, desembargador Osmar Duarte Marcelino; o superintendente central de Inovação e Desburocratização da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, Ana Flávia de Castro Morais; advogado-geral, Sérgio Pessoa; secretário municipal de Planejamento e Gestão de Belo Horizonte, André Reis.
O evento continua amanhã, 20 de outubro, com a realização de palestras e outras oficinas. Veja a programação completa aqui.
Fred La Rocca/ Coordenadoria de Jornalismo e Redação
Fonte: Tribunal de Contas de MG