CulturaDiversos

Instituto Alcoa abre inscrições para o Programa de Apoio a Projetos Locais 2019

Transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente, a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais, é o propósito de trabalho do Instituto Alcoa. Para contribuir com educação de qualidade e com o desenvolvimento dos territórios, o Instituto apoia projetos em suas áreas prioritárias desenvolvidos por organizações da sociedade civil, negócios sociais e poder público.

Workshop contou com a participação de 50 pessoas

Em 2019, o Programa de Apoio a Projetos Locais apoiará projetos nas áreas de educação, com foco no ensino fundamental, empreendedorismo e geração de trabalho e renda nos municípios de atuação e/ou influência da Alcoa: Juruti, Óbidos, Santarém, Faro, Terra Santa, no Pará; Nhamundá, no Amazonas; São Luís, no Maranhão e Andradas e Poços de Caldas em Minas Gerais, além de Divinolândia, em São Paulo.

Para inscrever os projetos, as organizações devem acessar o Sistema de Gestão do Instituto Alcoa (https://institutoalcoa.sponsor.com/) até o dia 19 de julho, preencher as questões constantes do formulário e inserir os documentos obrigatórios.

Para apoiar as organizações interessadas, o Instituto Alcoa disponibilizou um Guia para Preenchimento do Formulário, além de um Guia de Orientações para Elaboração de Projetos, que detalha questões-chave e etapas às quais as organizações devem estar atentas na hora de elaborar o projeto, bem como o modelo de estrutura que deve conter a proposta. Os projetos selecionados serão divulgados em meados de outubro.

Monica Espadaro, gerente de projetos do Instituto Alcoa, explica que a perspectiva em convergir esforços é de que o real impacto só acontecerá com uma atuação conjunta e sistêmica, envolvendo organizações da sociedade civil, gestão pública e outras instituições de Investimento Social Privado. “Nós acreditamos na força da participação, da mobilização e do engajamento das pessoas para a transformação efetiva dos territórios e, por isso, queremos construir relações de confiança, gerando parcerias com organizações da sociedade civil e com as comunidades.”

Workshop apresenta a nova estratégia de atuação do Instituto Alcoa

Na sexta-feira, 28 de junho, o Instituto Alcoa reuniu representantes das organizações sociais de Poços de Caldas, Andradas e Divinolândia (SP), onde a Empresa mantém operações, para falar sobre a nova estratégia de atuação do Instituto Alcoa e o Programa de Apoio a Projetos 2019. O evento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com a participação de Otávio Carvalheira, presidente da Alcoa Brasil; Monica Espadaro, gerente de Projetos do Instituto Alcoa, e Maria Cristina Gonçalves, consultora de Assuntos Institucionais da Unidade.

Cerca de 50 representantes participaram do Workshop, conduzido pela Consultoria Ficas, com o objetivo de explicar as regras, dar dicas de como elaborar um projeto e tirar dúvidas.

“O Instituto Alcoa é uma das organizações que mais apoia projetos comunitários em nossa região. É importante participar deste momento de capacitação para entender como funciona o Edital e colocar projetos de maior qualidade e com maior impacto na comunidade”, disse Francine Fernandes, Educadora Social da A Guarda-chuva.

Ao encerrar o Workshop, o presidente da Alcoa, Otávio Carvalheira, falou da alegria de participar do evento, que marca um momento tão importante para o Instituto Alcoa. “No ano passado, fizemos um trabalho intenso de revisão da nossa vocação”, contou. “Com o apoio de especialistas, ouvimos as comunidades do nosso entorno – foram mais de 120 entrevistas -, e  chegamos a um  modelo final, que tem como foco o ensino fundamental, geração de emprego e renda e empreendedorismo”.

Otávio falou ainda da importância deste novo modelo como forma de otimizar os recursos do Instituto Alcoa e ampliar os benefícios para a comunidade, do alinhamento dos eixos estratégicos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), e da conexão com o poder público. “Não iremos substituir o poder público, mas seremos parceiros”, disse.

Além do Workshop, o Instituto Alcoa promoveu, também no dia 28, capacitação para seleção de projetos, ministrada pela Consultoria Ficas, para os membros da Equipe Líder de Relações Institucionais, Comitê de Relações Comunitárias e Conselho Consultivo de Relações Comunitárias, equipes responsáveis pela escolha dos projetos comunitários apoiados pela empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.