Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

Instituto de Pesquisa, Tecnologia e Consultoria faz homenagem ao médico Márcio Ribeiro do Valle

Será lançado oficialmente neste sábado, 9, às 18h no Pálace Casino de Poços de Caldas o Instituto Dr. Márcio Ribeiro do Valle, em homenagem ao médico e ex-secretário municipal de Saúde, que faleceu em junho do ano passado aos 76 anos. A entrada para o lançamento é gratuita.

Instituto recebe nome do ex-secretário de Saúde de Poços de Caldas – foto acervo família

O IMRV – Instituto de pesquisa, Tecnologia e Consultoria Dr. Márcio Ribeiro do Valle pretende produzir conhecimentos, novos recursos e inovação com foco em Saúde, Educação, Trabalho e Meio Ambiente, inspirando e promovendo práticas e capacitação de pessoas.

Pesquisas em Ciências e Tecnologia são a fundamentação para levar adiante projetos voltados às necessidades sociais, buscando a colaboração de parceiros que se interessem no desenvolvimento com competência e humanismo, tanto para crianças, adolescentes, trabalhadores ou idosos, valorizando o ser humano.

Sem fins lucrativos, estará aberto a pessoas que queiram se associar para promover um Futuro Verde. O Instituto tem como sócio-fundadores: os médicos, Eduardo Ribeiro do Valle, Adnei Pereira de Moraes, Marcelo Ribeiro do Valle, o fisioterapeuta, Douglas Figueiredo Matos, o advogado Alexandre Ribeiro do Valle, a psicóloga especialista em educação, Luiza Elena Ribeiro do Valle, a doutora em educação, Maria José Viana Marinho de Mattos e a educadora, Isabel Ribeiro do Valle Teixeira.

O termo Futuro Verde refere-se ao Projeto que, de forma lúdica, por meio de personagens que representam a diversidade visa promover a inclusão das crianças no processo de aprendizagem. As crianças Kátia, Yuri, Zazá, Walace, Teo e Tuco são personagens que têm a missão de auxiliar, por meio das histórias, os profissionais de educação na alfabetização infantil.

O Instituto faz homenagem ao médico Márcio Ribeiro do Valle que faleceu no ano passado, aos 76 anos de idade e que teve atuação ao longo de sua vida marcada pela maneira atenciosa de atender às pessoas em consultório e também nos cargos públicos que ocupou.

Foi secretário municipal de saúde de Poços de Caldas, criador do CEMADA – Centro Municipal de  Atendimento para o Desenvolvimento da Aprendizagem, médico neurologista, pediatra e vereador por dois mandatos, Superintendente Regional de Saúde do Inamps (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social) e  médico colaborador na APAE de Poços e de Guaxupé.

Era casado com a psicóloga Luiza Elena Ribeiro do Valle, com teve os filhos também médicos Marcelo e Eduardo Ribeiro do Valle e o advogado Alexandre Ribeiro do Valle.

Cursos

 Os períodos da manhã e da tarde, no mesmo dia do evento serão dedicados ao Curso de Educação Infantil para Capacitação no Programa Revolução das Letras, com a Turma do Futuro Verde. A proposta é de inclusão social e digital.

O curso é destinado aos profissionais de educação infantil. alfabetizadores, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos e demais interessados. As atividades são voltadas para educadores que fizeram inscrição prévia.

A programação começa às 8h com a participação de diversos especialistas. No período da tarde haverá a Instalação do Software Revolução das Letras, com todas as orientações técnicas aos educadores que se inscreverem e participarem do curso.

Programação do evento:

Curso de Educação Infantil para Capacitação no Programa Revolução das Letras

8h – Credenciamento

8h30 às 12h – MESA REDONDA

Educação inclusiva: práticas pedagógicas pensadas para todos.

Dr. Lucas Tadeu Garcia

Psicólogo. Doutor em Psicologia (2015) pela UFSCar. Docente do Curso de Psicologia da PUC Minas- Campus Poços de Caldas. Atua no Espaço Saberes – Psicologia e Educação.

Amanda Nunes de Souza

Pedagoga. Pós-Graduada em Psicopedagoga pela PUC Minas – Campus Poços de Caldas. Atua no Espaço Saberes – Psicologia e Educação.

Profª Maria Cristina Ravaneli de Barros O’Reilly

Pedagoga. Doutorado em Educação pela UNESP. Docente do Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia da PUC Minas – Campus Poços de Caldas. Atua no Espaço Saberes – Psicologia e Educação.

Mediadora: Profª Maria José Viana Marinho de Mattos.

Pedagoga. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação Unicamp. Docente do Curso de Psicologia e Direito da PUC Minas- Campus Poços de Caldas. Atua no Espaço Saberes – Psicologia e Educação.

12h – Intervalo

14h – Entrega de material

14h30 – Tecnologias de informação e comunicação na educação: saberes e práticas

Instalação do Software Revolução das Letras.

Prof. Dr. Will Ricardo dos Santos Machado

Graduado e mestre em Ciência da Computação (UFSC). Doutorando em Engenharia de Computação (USP/EESC). Professor assistente III em Tecnologia de Informação na PUC Minas – Campus de Poços de Caldas.  Sócio responsável pela empresa Inovaz Pesquisa e Desenvolvimento Ltda.

15h – Revolução das Letras: orientações técnicas, avaliação inicial.
Profª Drª. Luiza Elena L. Ribeiro do Valle

16h – Intervalo

16h30 a 18h – Revolução das Letras – aplicações práticas e brincadeiras

Profª Drª. Luiza Elena L. Ribeiro do Valle

18h – Lançamento do Instituto Marcio Ribeiro do Valle – ENTRADA FRANCA

Outras informações pelo telefone: (35) 99109-4993.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *