TRE

Lugar de mulher é na política é tema do Projeto “Confirma”

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, por meio da Escola Judiciária Eleitoral Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, promoverá na próxima terça-feira (3), às 16h, a segunda edição do Projeto “Confirma – temas eleitorais em foco”, deste ano de 2023. O tema escolhido foi “Lugar de mulher é na política”. O evento será transmitido ao vivo, pelo canal deste TRE-MG no Youtube.

 Nesta segunda edição, a proposta é fazer uma análise dos tipos de violência política sofrida pelas mulheres em razão do gênero e da raça, bem como uma reflexão sobre a importância, para a democracia brasileira, de se ter maior representatividade feminina nos espaços de poder.

 Nessa temática, vale a discussão sobre as candidaturas fictícias, candidatas que participam da eleição para cargos proporcionais apenas para cumprir a cota mínima de gênero exigida pela legislação, tendo em vista as eleições municipais de 2024.

 Para o evento, foram convidadas como debatedoras Polianna Pereira dos Santos, doutoranda em Direito pela UnB, mestra em Direito Políticos pela UFMG, Membro da Comissão Gestora de Política de Gênero do Tribunal Superior Eleitoral – TSE-  Mulheres e Assessora-Chefe da Escola Judiciária Eleitoral do TSE, e Marlise Matos, doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas SBI/IUPERJ, professora de Ciência Política na UFMG, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher – NEPEM e do Centro do Interesse Feminista e de Gênero – CIFG (UFMG).

 Como mediadora foi convidada Daniela Cunha Pereira, juíza de direito, mestranda em Direito e Judiciário. Especialista em Direito Processual Civil, Direito Penal e Criminologia. Fundadora do Instituto Viva, associação, sem fins lucrativos, destinada ao enfrentamento da violência contra a mulher.

 Projeto Confirma

 O projeto “Confirma – Temas Eleitorais em Foco” tem como objetivo promover um espaço para o debate e a reflexão sobre o processo político-eleitoral brasileiro, com a realização de palestras e debates bimestrais ao longo do ano de 2023. Os eventos têm veiculação no canal do TRE no YouTube.

 Em todas as edições do projeto há a intenção de respeitar a paridade de gênero na formação dos painéis. Além disso, haverá intérpretes de libras, que atuarão durante o evento.

Siga-nos no Instagram e no Twitter.

Curta nossa página no Facebook.

Fonte: TRE – MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.