PolíticaSaúdeUtilidade pública

Mais seis novos médicos cubanos vão atender a população

As unidades de saúde de Poços de Caldas vão contar com mais seis médicos cubanos enviados pelo Ministério da Saúde ao município, dentro do Programa Mais Médicos.

Prefeito Sergio Azevedo o vice Flávio Faria e secretários apresentaram os médicos à população

A apresentação foi na Unidade Básica de Saúde do Jardim Kennedy I, onde atenderá a médica Markelis Ferrer Garcia. “É uma cidade muito bonita e estou muito animada para o trabalho”. Nesta mesma unidade, também ficará a médica Yeni Masso Guibert, que vai fazer parte da equipe que atende o Jardim Aeroporto. “Sinto que aqui estarei ajudando outras pessoas e isso é muito importante no sentido do internacionalismo”, disse Yeni.

Todos irão atender em Unidades Básicas de Saúde da zona Sul. “É um reforço muito importante para uma região da cidade que procura bastante pela atenção básica”, disse Camila Bacelar, coordenadora da Divisão de Atenção Básica.

Os seis profissionais já atuaram como médicos na Venezuela. Roger Avila Vidal, que também tem especialização em oftalmologia e vai atender na equipe da Cohab II, trabalhou ainda na Guatemala. “Prestava serviço em comunidades indígenas, era necessário caminhar muito pelas montanhas. Aqui será uma outra experiência”. Para a Regional São Sebastião, que concentra as equipes Cohab I, Cohab II e São Sebastião, além de Roger, vão mais dois profissionais. “Em Cuba trabalhamos com todas as idades, temos programas para idosos, para crianças, para gestantes, para tabagistas e de prevenção, bem parecido com o que vamos fazer aqui”, avaliou Zoraimys Garrido Rodriguez. A médica Cecilia Marin Ihanes tem especializações em ultrassonografia e medicina natural, o equivalente a fitoterapia no Brasil. “São conhecimentos que eu tenho e que a depender do paciente e dos costumes dele, podem ser aproveitados no dia a dia aqui do meu trabalho”.

Heriberto Rojas Campo deve compor a equipe do Esperança III. “Estar fora de casa já faz parte, estive três vezes na Venezuela, atendendo comunidades rurais. Estamos sendo muito bem recebidos e felizes por estar aqui”.

A presença dos médicos cubanos não é novidade em Poços. Em 2014, 10 médicos estrangeiros chegaram por aqui, dentro do Programa Mais Médicos. O contrato de todos eles venceu este ano, entre os meses de maio e agosto e os profissionais tiveram que retornar a Cuba. No final do primeiro semestre, três médicos cubanos e posteriormente, um brasileiro já haviam sido enviados a Poços. Agora, a chegada destes seis profissionais preenche as vagas do Programa Mais Médicos no município. A escolha dos profissionais enviados para cada localidade é feita pelo Ministério da Saúde. “Nós sinalizamos o interesse em continuarmos a ser contemplados pelo Programa Mais Médicos e o resultado disso é a vinda destes profissionais. O Município havia contratado dois médicos para cobrir esta falta, quando os cubanos que aqui estavam, tiveram que retornar e agora estes médicos continuam na Rede, para substituir colegas de licença ou em férias. É muito importante investir no fortalecimento da relação entre as unidades de saúde e a comunidade para que cada vez menos as pessoas precisem sair dos bairros para buscar atendimento”, afirmou o secretário de Saúde Carlos Mosconi.

Antes de embarcar para o Brasil, os médicos passaram por um treinamento de 21 dias em Cuba, onde puderam saber mais sobre o SUS – Sistema Único de Saúde e se familiarizar com o nosso idioma. Os médicos apresentados hoje ficaram cerca de 20 dias em Brasília, para a realização de trâmites legais como a retirada de documentos e a abertura de conta bancária. Durante a próxima semana, eles estarão em treinamento na secretaria de Saúde, para conhecer protocolos de trabalho, a equipe e as unidades. “Hoje eles participaram de uma palestra sobre Promoção de Saúde e Qualidade de Vida, a mesma que eu ministrei aos servidores quando cheguei à secretaria em janeiro. São informações sobre o foco da atenção básica na geração de hábitos saudáveis e mudança de estilo de vida da população”, explicou Adnei Pereira de Moraes, diretor do Departamento de Programas de Saúde.

Os médicos cubanos devem começar a atender a população ainda neste mês de setembro, após a chegada do RMS – registro único emitido pelo Ministério da Saúde, que substitui a inscrição no CRM – Conselho Regional de Medicina. A dona de casa Maria Eva Pereira dos Santos, 62, já foi atendida por médicos de Cuba e gostou de conhecer os recém-chegados a Poços. “O tratamento deles é muito bom, são muito atenciosos e bem-vindos aqui”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.