Mauro Tramonte é diplomado como deputado estadual
O apresentador de TV Mauro Tramonte foi diplomado Deputado Estadual nesta quarta-feira, 19, em Belo Horizonte. A cerimônia, realizada no Grande Teatro do Palácio das Artes , chegou a ser suspensa depois da troca de socos entre os deputados cabo Junio Amaral (PSL) e Rogério Correia (PT). Amaral tentou arrancar uma placa com a frase “Lula Livre” das mãos de Correia, o que motivou a confusão.
Após a incidente, a solenidade de diplomação teve continuidade. Ao todo, 138 eleitos foram diplomados, entre eles o governador Romeu Zema e o vice Paulo Brant, os senadores Carlos Viana e Rodrigo Pacheco, além dos 53 deputados federais e 77 deputados estaduais, entre eles Mauro Tramonte.
A entrega dos diplomas aos eleitos marca o encerramento dos trabalhos da Justiça Eleitoral relativos à eleição recém-concluída. A diplomação é um ato previsto na legislação eleitoral e deve ser realizada, segundo o Calendário Eleitoral, até o dia 19 de dezembro. O diploma é um documento oficial emitido pelo TRE, assinado pelo presidente da instituição, e que é condição para a posse no próximo ano.
Tramonte, que foi o deputado estadual mais votado em Minas Gerais, com 516.390 votos, pretende fazer um mandato voltado para todo Estado e não apenas onde recebeu votação. No final de novembro, quando realizou a primeira visita a Poços de Caldas depois das eleições, ele disse que, mesmo com a votação expressiva, não pretende assumir a presidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
O apresentador prefere que outros deputados mais experientes assumam o cargo. “Eu fui eleito pelo PRB, mas eu costumo dizer que o meu partido é PMG – Partido de Minas Gerais – e é assim que vou legislar. Como deputado mais votado, acredito que eu possa ajudar muito mais o estado e o povo mineiro deixando que outro deputado eleito e com mais experiência assuma a presidência”, analisou.
Tramonte, que começou a carreira como apresentador do então programa policial Câmera Verdade, na TV Poços, alcançou projeção em Minas por meio do Programa Balanço Geral, da TV Record Minas. Ele recebeu votos em quase 700 cidades de Minas Gerais, dos 853 municípios mineiros. Ele toma posse no dia 2 de fevereiro de 2019 e vai permanecer à frente do programa de TV.