CulturaDiversosNotícias

Morre Sergio Alvisi, o Lira do Conjunto Regional

Lira tinha 90 anos e é considerado um dos ícones da Cultura de Poços de Caldas foto acervo família

Morreu na manhã desta quarta-feira, 6, aos 90 anos o músico e cantor Sergio Alvisi, popularmente conhecido como Lira, fundador do Conjunto Regional que alegrava as tardes de sábado na Fonte do Leãozinho com as saudosas canções do “baile” dos casais.

O velório terá início às 13h no Velório Municipal, e o sepultamento está marcado para 9h de quinta-feira (7), no Cemitério da Saudade.

Considerado um dos ícones da cultura de Poços de Caldas, a Secretaria Municipal de Cultura emitiu uma nota pesar.

Sem dúvida, o Carnaval de Poços de Caldas perde muito do seu brilho com a partida de Lira, mas as batidas de seu pandeiro seguem nos corações dos amantes da boa música e dos encontros que ela proporciona. A Fonte do Leãozinho, seu território cultural por excelência, será sempre o nosso local de “recuperar a saudade”.

A Prefeitura de Poços de Caldas lamenta profundamente a morte de Sérgio Alvisi e se solidariza à família e aos amigos, ao mesmo tempo em que celebra sua alegria, talento e animação contagiantes. A Prefeitura vai decretar luto oficial de três dias pelo falecimento de Lira.

Nascido a 3 de agosto de 1933, o técnico em contabilidade que virou ícone da arte e da cultura de Poços de Caldas fez da música sua grande fonte de vida e inspiração. Conhecido pelas apresentações de seu Regional na Fonte do Leãozinho, um dos pontos turísticos mais populares da cidade, com sua Banda participou da programação oficial do Carnaval de Poços de Caldas durante 15 anos, participação paralisada apenas durante a pandemia da Covid-19.

Coralista por mais de 30 anos, Lira fundou o Conjunto Regional há mais de duas décadas. Seu talento e carisma chamaram a atenção da população e turistas e, com o passar do tempo, o sucesso do conjunto foi crescendo, passando a se apresentar em outras cidades do Sul de Minas e interior paulista. Com seu vasto repertório das décadas de 60 e 70 até músicas atuais, manteve apresentações aos sábados e domingos na Fonte do Leãozinho.

Em 6 de novembro de 2022, Sérgio Alvisi recebeu a Comenda Dom Pedro II, alusiva aos 150 anos de Poços de Caldas, por sua inestimável contribuição à arte e à cultura da cidade.

Em 2017, foi homenageado pelo Projeto Ícones e, em 2019, foi publicado o livro intitulado “Sérgio Alvisi e os Velhinhos da Santa Ceia”, do jornalista Odair Camilo. (fonte Secom/Secult)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.