Ministério Publico

MPMG empossa três novos procuradores de Justiça

Nesta segunda-feira, 9 de outubro, os promotores de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) Ana Leia Salomão e Ribeiro, Eduardo Pimentel de Figueiredo e José Renato Rodrigues Bueno tomaram posse e entraram em exercício no cargo de procurador de Justiça. A cerimônia ocorreu em Belo Horizonte, em sessão solene da Câmara de Procuradores de Justiça, presidida pelo procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior.

BH_PosseProcuradores_NOTICIA_DSC_1460.jpg

O promotor de Justiça de entrância especial José Renato Rodrigues Bueno foi promovido pelo critério de antiguidade. Ana Leia Salomão e Ribeiro e Eduardo Pimentel de Figueiredo foram promovidos pelo critério de merecimento. Os atos foram publicados no Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público, no sábado, 7 de outubro.

Aos três empossados foi outorgada a medalha do Mérito do Ministério Público, promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos.

O procurador de Justiça Almir Alves Moreira saudou os empossados em nome da Câmara de Procuradores de Justiça. Em seu discurso, ele fez uma retrospectiva da trajetória dos homenageados na carreira do MPMG, destacou as atividades realizadas como promotores de Justiça e as atribuições que terão no novo cargo. Moreira ainda ressaltou a importância do compromisso dos membros do Ministério Público com a defesa da Constituição, da sociedade e dos direitos fundamentais do cidadão.

BH_PosseProcuradores_NOTICIA_SC_1377.jpg

Em pronunciamento representando os empossados, a procuradora de Justiça Ana Leia Salomão e Ribeiro apresentou uma breve análise da bandeira de Minas Gerais fazendo um paralelo com a nova missão dos três novos procuradores. Ela afirmou que, mesmo atuando no novo cargo, eles jamais se afastarão da promoção da Justiça, missão que os motivou a ingressar no MPMG. “Persistiremos na construção da Justiça que é esperada pela sociedade, na defesa dos direitos ameaçados e que devem ser tutelados”, afirmou. Ela fez um agradecimento aos procuradores de Justiça que se aposentaram Darcy de Souza Filho, Gregório Assagra de Almeida e Nelson Rosenvald e que, por consequência, geraram a vacância dos cargos que os empossandos ocuparão agora.

BH_PosseProcuradores_NOTICIA_DSC_1433.jpg

O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, também relembrou os caminhos percorridos pelos homenageados e comentou que, mesmo nessa nova fase com novas missões e novas trilhas, o compromisso com o Ministério Público jamais acabará. “Hoje é uma nova posse de três sonhadores que sonharam ainda muito jovens que as funções exercidas no MP poderiam promover as mudanças que queriam no mundo”, disse.

Posse de Procuradores de Justiça 09.10.2023

Confira um breve currículo dos empossados

Ana Leia Salomão e Ribeiro

A procuradora de Justiça Ana Leia Salomão e Ribeiro é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas “Machado Sobrinho”. Atuou como advogada da Prefeitura de Juiz de Fora, como Assessora Jurídica do Gabinete do Prefeito, e na Secretaria de Governo. Ingressou no MPMG como promotora de Justiça em janeiro de 1982 e atuou em Palma, Guarani, Andrelândia, Juiz de Fora, onde exerceu suas funções em diversas áreas. Tem formação pelo Centro de Estudos e Aprimoramento Funcional do MPMG em resolução pacífica de conflitos e práticas de mediação e integrou o Núcleo de Incentivo à Autocomposição, de 2015 a 2017. Além de sua carreira como Promotora de Justiça, apoia ativamente a cultura e o patrimônio da sua cidade natal, Juiz de Fora, servindo como integrante do Conselho de Amigos do Museu Mariano Procópio.

Jose Renato Rodrigues Bueno

O procurador de Justiça José Renato Rodrigues Bueno é graduado pela Faculdade de Direito de Bauru, em São Paulo. Ingressou no MPMG como promotor de Justiça em 1993, função que exerceu nas comarcas de Malacacheta, Uberlândia, Campina Verde e Pouso Alegre. Em 1998, foi promovido para a 3ª Promotoria de Justiça de Belo Horizonte com atuação perante o Juízo Empresarial em causas de Falências, Recuperações Judiciais e Liquidação de Instituições Financeiras realizadas pelo Banco Central. Também foi assessor da Corregedoria-Geral, durante a gestão do corregedor Antonio de Pádova, e assessor do procurador-geral de Justiça em feitos de Competência originária do Tribunal de Justiça durante a gestão do procurador-geral Alceu José Torres Marques.

Eduardo Pimentel de Figueiredo

O procurador de Justiça Eduardo Pimentel de Figueiredo graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Alta Paulista, em Tupã, em 1987. Um ano depois prestou o XXIII Concurso para ingresso na carreira do Ministério Público de Minas Gerais e, em 1989, tomou posse no cargo de promotor de Justiça. Atuou nas comarcas de Tupaciguara, Conquista, Conceição das Alagoas, Sacramento, Monte Alegre de Minas, Prata e Uberaba, onde permaneceu por mais de 30 anos. No local, exerceu suas atividades no Tribunal do Júri e integrou a Unidade Regional do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeci/Uberaba). Ocupou diversos cargos na Seção Regional da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), entre eles o de vice-presidente. Foi professor de Direito Processual Penal na Unversidade de Uberaba e atuou no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Fonte: Ministério Publico MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.