Ministério Publico

MPMG lança programa Vamos nos Cuidar em comemoração ao Dia do Servidor

Em comemoração ao Dia do Servidor, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) lançou hoje, 25 de outubro, o programa Vamos Nos Cuidar. O evento contou ainda com a palestra Tendência e essência – o futuro da inteligência artificial e humana, realizada pelo empreendedor Flávio Tavares. O evento também celebrou os 15 anos da Superintendência de Recursos Humanos (SRH), que passa a se chamar Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP).

NOTICIA04_ev_dia_servidor_srhEric_Bezerra_IMG_8188.jpg

Na abertura, a diretora-geral, Clarissa Duarte Belloni, falou sobre o programa. Segundo ela, embora tenha três eixos principais (Saúde Mental, Transformação e Além do MP), o Vamos nos Cuidar é mais do que isso, pois também está ligado “ao que a gente quer como política de integridade para a instituição”. Algumas das ações, conforme ela, já foram implementadas, e outras, como o Portal do Aposentado, entra no ar hoje. Clarissa disse ainda que uma licitação está em andamento para disponibilizar atendimento psicológico aos servidores e seus familiares de 1º grau, consultoria financeira, nutricional e apoio a questões jurídicas.

Já o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, afirmou que o MPMG saltou de 600 para mais de sete mil servidores atualmente. “Todos com uma responsabilidade enorme, e a maioria se esforçando para que a instituição seja grandiosa e seja preservada de questões menores” disse. Para ele, a criação do programa é uma forma de ajudar os servidores a se cuidarem. “Precisamos, primeiro, cuidar de nós para depois cuidar dos outros. Só assim, com saúde, conseguiremos vencer os desafios diários e prestar o melhor serviço possível. Hoje fazemos um pacto pela qualidade de vida, pela saúde mental e por uma aposentadoria pensada e preparada”.

NOTICIA05_ev_dia_servidor_srhEric_Bezerra_IMG_8230.jpg

Em seguida, o corregedor-geral adjunto, Mauro Flávio Ferreira Brandão, falou sobre o Programa Integridade, lançado pelo MPMG em 2022 como um pacto pela valorização da ética e da transparência. À frente do programa, Mauro Flávio disse que a iniciativa tem uma transversalidade em relação a todas as áreas do MPMG. E está previsto para a segunda quinzena de novembro o lançamento do escritório de integridade. Já em relação ao programa Vamos Nos Cuidar, ele disse que tratar da saúde mental, física e espiritual é tratar da integridade de cada um. “Para tratar da integridade institucional precisamos olhar a integridade de todos. Uma instituição só será íntegra se cada um dos seus componentes for íntegro”.

Eixos do programa Vamos Nos Cuidar.

Dividido em três eixos temáticos, o programa Vamos Nos Cuidar tem o objetivo de aprimorar a política de gestão de pessoas de maneira alinhada com as mudanças em curso na sociedade. Por isso, o programa foi dividido em três eixo principais:

Saúde Mental, que além de lidar com questões de bem-estar emocional, vai promover um ambiente propício para que cada indivíduo explore seu potencial, cresça pessoalmente e alcance um entendimento mais profundo do que podem alcançar. Esse eixo é constituído de vários subprogramas, todos voltados para o cultivo do desenvolvimento pessoal e para o cuidado do corpo e da mente.

Transformação, que prevê medidas de fortalecimento da cultura institucional, por meio de três pilares: liderança, políticas e processos. “Líderes comprometidos, políticas alinhadas e processos otimizados constituem elementos-chave para cultivar um ambiente de trabalho que estimule a inovação, a colaboração e o crescimento contínuo”.

E Além do MP, que tem como objetivo central auxiliar membros e servidores a se prepararem para a aposentadoria, oferecendo um suporte abrangente, adaptado às necessidades individuais, promovendo uma transição positiva e bem-sucedida para essa nova fase. O eixo vai auxiliar os participantes a explorarem novos interesses, adquirirem novas habilidades e ampliarem seus horizontes. Essa vertente do programa busca um reforço no cuidado com os membros e servidores já aposentados, criando canais de comunicação diretos entre eles e o MPMG, como o Portal do Aposentado.

Fotos: Eric Bezerra

Fonte: Ministério Publico MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.