Mulheres de Luta – Jéssica Balbino

8 de março é Dia Internacional da Mulher. A data faz referência à luta das mulheres operárias e foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, embora seja comemorada desde o início do século XX. Para além das flores, o Dia Internacional da Mulher serve para amplificar a luta pela igualdade de gênero em todo o mundo. O Poçoscom.com mostra que, em Poços de Caldas, não é diferente. Aqui tem militância e resistência e é o que você acompanha na série “Mulheres de Luta”.

Jéssica Balbino: “valorização das mulheres, sobretudo de mulheres fora dos padrões”

Jéssica Balbino é jornalista, pesquisadora, mestre em comunicação pela Unicamp e dirigiu o documentário Pelas Margens: vozes femininas na literatura periférica. É autora dos livros Traficando Conhecimento e Hip-Hop: A Cultura Marginal. Criou o projeto Margens para mapear e dar visibilidade às mulheres na literatura periférica. Tem mais de 10 anos de experiência em reportagem e edição. Tem também o podcast literário Rabiscos, mas gosta mesmo é de café. E de livros.

Jéssica Balbino

“O meu trabalho está intimamente ligado ao que eu acredito como ser humano. Sou uma mulher e tudo que faço passa por isso. Sou uma mulher gorda e tudo que faço, passa por isso”, destaca a jornalista poços-caldense que ganhou o país numa manhã de 2016, quando se deparou com a pichação “Jéssica gorda” no muro de casa, ao sair para o trabalho. Nas redes sociais, ela ressignificou o ocorrido com bom humor: “Faltou o linda na frente”, escreveu a jornalista, cuja luta contra a gordofobia vem de longe.

Em outra frente de trabalho, intimamente ligada à primeira, ela atua na literatura e no jornalismo dando voz às mulheres escritoras, em especial as independentes. “Sou uma mulher da área do jornalismo e da literatura e tudo passa por isso. Eu tenho o projeto Margens, que é um mapa sobre as autoras da literatura independente no país, tenho um podcast. o Rabiscos, que neste mês de março entrevistou apenas mulheres e tudo que faço é na tentativa de ter equidade de gênero e valorização das mulheres, sobretudo de mulheres fora dos padrões”, pontua. Para conhecer mais sobre o trabalho da jornalista Jéssica Balbino, uma mulher de luta no jornalismo e na literatura, acesse: www.margens.com.br e bit.ly/podcastrabiscos.

Patrocínio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.