Novo tremor de terra volta a assustar moradores de Poços de Caldas
Um novo tremor de terra voltou a assustar os moradores de Poços de Caldas na noite desta terça-feira, 31. O tremor com magnitude de 2.8 teve como origem o município de Divinolândia, interior de São Paulo e foi registrado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB). No ano passado foram registrados dois abalos sismológicos na região e a causa também foi considerada como natural.
Por volta das 22H35 moradores de vários bairros, principalmente na zona oeste de Poços de Caldas relataram nas redes sociais que sentiram um tremor de terra. O município está a 31 quilômetros de distância de Divinolândia, origem do epicentro.
Também houve relatos de moradores das cidades vizinhas a Divinolândia, como Caconde, São Sebastião da Grama, Vargem Grande do Sul e São João da Boa Vista, todas no Leste Paulista.
De acordo com o professor George Sand França do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, o tremor de causa natural pode ter sido sentido a 150 km de distância do local de origem. “ Essa região já é conhecida, no passado mesmo houve tremor na região. Geralmente são associados a movimento de falhas geológicas que se acomodam após um tempo de acumulo de pressão,” destaca o professor.
Em 2022 foram registrados dois tremores de terra também com origem no interior de São Paulo. Um em setembro com magnitude de 2.61 graus na escala Richter e outro em fevereiro com magnitude de 2.7 graus na escala Richter.
Os tremores de terra em Poços de Caldas vêm sendo registrados desde o século XIX. O primeiro tremor registrado oficialmente em Poços de Caldas foi em 1882, com uma escala de 3 graus. O mais forte de todos ocorreu em 1950 com uma magnitude de 3.9 graus na escala Richter.