DiversosMeio AmbienteNotíciasPolícia

Novo tremor de terra volta a assustar moradores de Poços de Caldas

Um novo tremor de terra voltou a assustar os moradores de Poços de Caldas na noite desta terça-feira, 31. O tremor com magnitude de 2.8  teve como origem o município de Divinolândia, interior de São Paulo e foi registrado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB). No ano passado foram registrados dois abalos sismológicos na região e a causa também foi considerada como natural.

Em 2022 foram registrados dois tremores de terra na região e todos com origem no interior de São Paulo – arte Poçoscom.com

Por volta das 22H35 moradores de vários bairros, principalmente na zona oeste de Poços de Caldas relataram nas redes sociais que sentiram um tremor de terra. O município está a 31 quilômetros de distância de Divinolândia, origem do epicentro.

Também houve relatos de moradores das cidades vizinhas a Divinolândia, como Caconde, São Sebastião da Grama, Vargem Grande do Sul e São João da Boa Vista, todas no Leste Paulista.

De acordo com o professor George Sand França do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, o tremor de causa natural pode ter sido sentido a 150 km de distância do local de origem. “ Essa região já é conhecida, no passado mesmo houve tremor na região.  Geralmente são associados a movimento de falhas geológicas que se acomodam após um tempo de acumulo de pressão,” destaca o professor.

Em 2022 foram registrados dois tremores de terra também com origem no interior de São Paulo. Um em setembro com magnitude de 2.61 graus na escala Richter e outro em fevereiro com magnitude de 2.7 graus na escala Richter.

Os tremores de terra em Poços de Caldas vêm sendo registrados desde o século XIX. O primeiro tremor registrado oficialmente em Poços de Caldas foi em 1882, com uma escala de 3 graus. O mais forte de todos ocorreu em 1950 com uma magnitude de 3.9 graus na escala Richter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.