DiversosEconomiaNotícias

Novos artesãos para Fearpo são selecionados pela Secretaria de Tursimo

A Secretaria Municipal de Turismo está analisando propostas de candidatos a vagas na Fearpo – Feira de Artesanato de Poços de Caldas, a feirinha da Praça Dom Pedro II. Uma comissão está  analisando os trabalhos dos artesãos inscritos em chamamento público ocorrido no ano passado. 

Uma comissão analisa os trabalhos dos candidatos durante seleção que vai até esta quinta-feira na Urca

Ao todo, 185 artesãos se inscreveram. Destes, 102 foram habilitadas e estão sendo avaliadas durante três dias. A seleção que acontece no Espaço Cultural da Urca vai até esta quinta-feira, 4, seguindo todos os protocolos sanitários previstos no combate à pandemia.

A fase de avaliação consiste na verificação do produto artesanal indicado pelo artesão no ato da inscrição, bem como na análise das características do modo de fazer, utilização da matéria-prima e originalidade. 

A comissão avaliadora é composta por 11 integrantes. Os critérios para a seleção dos artesãos são os seguintes: diferencial em relação aos produtos já existentes na feira; atividade em que, no mínimo, 80% do trabalho seja feito pelo artesão; transformação de matéria-prima bruta em produto acabado; utilização de matéria-prima e/ou técnicas de produção local; identificação cultural da matéria-prima ou modo de fazer com a região e/ou com o artesão. 

De acordo com o diretor de Turismo, Israel Souza Pereira, atualmente 307 expositores fazem parte da Fearpo e são mais 43 vagas disponíveis. “Faz quatro anos que não tinha uma seleção de expositores. Vamos fazer uma readequação, melhorias e ajustes na Fearpo”, destacou o diretor de Turismo 

Pandemia

Por conta da pandemia do coronavírus, a feirinha teve que adequar-se. Os expositores foram divididos em dois grupos, um expondo aos sábados e outro aos domingos, com alternância a cada semana. A divisão possibilitou aumentar a distância entre as barracas. Além disso, os expositores devem fornecer álcool em gel ao público e limitar o número de clientes nas barracas, entre outras medidas de segurança. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.