O inicio do católicismo em Poços de Caldas
A história da igreja católica em Poços de Caldas é uma das partes da nossa historia que ainda não foi devidamente pesquisada.
Nosso principal escritor do período antigo, Mário Mourão, abre o capitulo escrito pela primeira vez em 1932 dizendo que a nossa historia religiosa, naquela época, já era envolvida em brumas de um grande confucionismo.
Mesmo uma publicação atual, realizada pelo Padre e Dr. em história Hianssen Franco, que conta a historia da igreja no sul de minas nos últimos 150 anos, não se aprofundou na presença da igreja em Poços de Caldas.
Até 1880, a comunidade que teve início oficial em 1872, só tinha uma capelinha onde não cabiam uma dezena de pessoas. Eram aquelas igrejinhas que se edifica a beira de estradas, local onda muitas vezes ocorreram mortes de pessoas. Com uma tosca mesa, á gusa de altar. Um oratório com um esboço de imagem.
A capelinha ficava no Largo Senador Godoy, (hoje praça Dr. Pedro Sanches) nas imediações do atual coreto. encostada, segundo o autor, no grande lamaçal que existia ali e se estendia no local da atual avenida Francisco Sales.
No final de 1880 o lugarejo já tinha uma vida, relativamente, organizada, possuía Câmara de Vereadores, e demais autoridades.
Em Caldas, cidade a qual pertencia o povoado, já existiam dois médicos, e um vigário.
Esse religioso vinha sempre que preciso presidir atos religiosos.
Em 1881, vida religiosa se afirmou, porque o povoado já tinha igreja apresentável, a capela de Bom Jesus da Cana Verde, edificada graças aos esforços de Ferreira, o surdo, cujo nome era Joaquim Bernardino, e de sua esposa, Dna. Olímpia e um sacristão de apelido “O Cristo” pela sua semelhança com o Nazareno. Eram os três que na falta de padres, realizavam todas as ações religiosas. Ou seja, rezavam os terços, tiravam ladainhas e prestavam assistência religiosa aos mortos.
Vez por outra passava pelo povoado o padre Assunção que vinha de Caldas onde foi o introdutor da vitivinicultura.
Como comentamos no início do texto, durante 155 anos a igreja no sul de Minas foi comandada por São Paulo, assim, o primeiro padre oficial de Poços de Caldas foi o padre Sena Freitas, que vinha da cidade de Jundiaí.
Segundo Dr. Pedro Sanches, como ele tratava de sua saúde com os banhos termais estava sempre presente em Poços de Caldas.
A antiga capela de Bom Jesus da Cana Verde é hoje a Igreja de Santo Antônio espremida entre dois hotéis da Rua São Paulo.
Entre 1904 e 1907 se construiu a igreja de São Benedito, que ficava no antigo cemitério desativado e, pouco depois de sua inauguração se começou a construir a antiga igreja de Nossa senhora da Saúde, no mesmo local com a frente oposta a capela de São Benedito, a primitiva matriz, depois de várias transformações se tornou a atual matriz que nos anos de 1950 foi elevada a categoria de Basílica.
Durante todo esse tempo, dezenas de padres passaram por Poços de Caldas dentre os quais, muitos estrangeiros. Todos de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento da cidade.
Primeira igreja evangélica?
1906 – Igreja Metodista . Escreveremos oportu
namente sobre ela. RT
Otimo artigoo, estão de parabens, aprendi muita coisa lendo esse conteudo, Deus lhes abençõem!!!