datas e efeméridesHistorias de PoçosNotíciasRoberto TerezianoUncategorized

Poços de Caldas -146 anos de história (1) – Roberto Tereziano

 

 

A partir de um passado glorioso a cidade  chega hoje  aos seus 146 anos, trazendo ainda em sua historia marcas do pioneirismo que marcou início de Poços de Caldas.

Foram grandes nomes despojados e ousados que livres e acima de questões partidárias ou ideológicas traçaram os rumos da futura cidade, pressentindo que aquele vale rico em diversidade se tornaria em curto espaço de tempo em uma grande cidade.

Foi por iniciativa do senador Floriano Godoy que o emisário Albergaria visitou o vale encantado e relatou: “As condições aqui encontradas são favoráveis para a construção de uma grande cidade.”

Senador Godoi foi o legislador que mais se empenhou para dar início oficial a nossa cidade. Assim que soube do valor das chamadas águas medicinais, concluiu que aquele bem natural não deveria pertencer a uma pessoa e trabalhou para que as fontes se tornassem um bem de todos.        Partiu a procura dos documentos oficiais da doação pelo império, da grande área chamada “sesmaria” para Joaquim Bernardes da Costa Junqueira não encontro senão uma copia de valor duvidoso datada de 1819, então, segundo suas próprias palavras, resolveu cortar o mal pela raiz: Decretou a desapropriação da parte destinada a dar início a cidade.

Enviou então seu emissário para a demarcação da área de interesse, mas este aqui chegando encontrou bastante facilidade em sua missão, pois há muito tempo a descoberta das fontes passara a ser um problema para os donos da terra, pois assim que se divulgou o poder curativo das águas, pessoas dos mais diversos lugares aqui se aportavam em busca de cura.

Iam ocupando indevidamente a área. Construíam seus ranchos, uma vez que não existia outro meio de se hospedar. E iam ficando. De início houve tentativa de controle. Criou-se cerca e porteiras com vigias nas principais entradas, porém, nada impediu que as ocupações continuassem descontroladas.

Foi nesse clima que os posseiros decidiram por abrir mão da área das fontes para que o Estado se responsabilizasse pelo bem e pela ocupação. Tal decisão sem litígio acelerou o início do povoado que em 06 de novembro de 1872, portanto a 146 anos, recebeu o nome de Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas. E mais tarde seria oficializada com conhecemos hoje. Poços de Caldas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.